Açores_exposição

DIA DA MARINHA FOI CELEBRADO NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

O Dia da Marinha foi assinalado através da realização de diversas atividades náuticas, desportivas, militares, culturais e religiosas, que decorreram ao longo de seis dias, no arquipélago dos Açores.

As comemorações iniciaram no dia 16, com a inauguração da exposição intitulada “Marinha nos Açores”, que esteve patente no Centro Comercial SolMar Avenida Center, assim como a abertura dos faróis, para “uma viagem incrível à luz do mar”, e do navio NRP Sagres a visitas, o batismo de mar, na Marina de Ponta Delgada, e batismo de mergulho, na Piscina do Pesqueiro, que se realizaram até ao dia 21.

No dia 18 de maio, decorreu a visita virtual ao Museu da Marinha, ao passo que no dia seguinte os participantes tiveram a oportunidade de ficar a conhecer, virtualmente, a exposição “Marinha 23” e de desfrutar de uma explanação do professor Avelino de Freitas Meneses acerca da viagem de Vasco da Gama à Índia, que teve lugar na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. Já, às 21h30, ocorreu um concerto musical, na Igreja do Colégio dos Jesuítas, protagonizado pelo Conservatório Regional de Ponta Delgada.

Assim, esta marcante data foi assinalada a 20 de maio, com uma cerimónia militar, que contemplou a deposição de uma coroa de flores, em homenagem aos marinheiros mortos em combate e a todos aqueles entretanto falecidos, no Padrão aos Mortos da Grande Guerra de 1914 a 1918, em Ponta Delgada. Neste dia, também decorreu uma ação de limpeza subaquática, que foi promovida pelo Clube Naval de Rabo de Peixe, na Ribeira Grande, com o intuito de alertar a população para a questão da poluição marinha.

Por conseguinte, a missão de sufrágio foi celebrada no dia 21, na Igreja de São José, constituindo-se como a atividade religiosa das celebrações.

Com o intuito de levar os açorianos ao mar, também foram realizadas diversas atividades náuticas de vela, windsurf e canoagem nas diferentes ilhas, entre os dias 13 e 21 de maio.