Divididos em dois dias, os idosos de Pedroso e Seixezelo tiveram, mais uma vez, um dia especial proporcionado pela Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo. O destino deste ano foi Vila Praia de Âncora, que os acolheu com animação e boa disposição.
A Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo realizou, nos passados dias 22 e 29 de setembro, o seu tradicional Passeio Sénior que, este ano, rumou até Vila Praia de Âncora, mais precisamente para a Quinta do Cruzeiro.
Com partida bem cedo, pelas 8h15 da Feira dos Carvalhos, em Pedroso, os cerca de 1100 idosos, divididos em dois dias, rumaram, primeiramente, para Viana do Castelo, onde puderam assistir à eucaristia na Igreja de S. Domingos, ou passear por aquela zona da cidade e tomar um pequeno-almoço especial.
De seguida, os nove autocarros seguiram para Vila Praia de Âncora, para a Quinta do Cruzeiro, onde os esperava um dia de muito convívio e animação, sempre acompanhados de um farto almoço e lanche ajantarado. Além da gastronomia, não faltou a música que começou logo na entrada com os músicos residentes do espaço, e que continuou durante toda a tarde com o esperado bailarico.
Na ocasião, como é habitual, foi ainda entregue uma pequena lembrança à pessoa mais sénior de cada autocarro e houve ainda o corte tradicional do bolo, antes da partida de regresso até Vila Nova de Gaia.
Aproveitando o momento de confraternização, Joaquim Tavares, presidente da Assembleia de Freguesia, tomou da palavra para lembrar que estes dias “são mais do que um reencontro”. “Um dia em que nos encontramos com pessoas que já não vemos há algum tempo, o dia em que lembramos alguns que já cá não estão ou não podem cá estar. Somos o futuro do passado, mas o passado do futuro, e temos aqui essa missão de transmitir aos que nos seguem o que se faz bem em Pedroso e Seixezelo”, acrescentou.
Também para Filipe Silva Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo, este é “um dos dias mais importantes para a freguesia” e, por isso mesmo, é planeado ao pormenor e com antecedência. “Esta iniciativa, tal como outras ao longo do ano, tem como objetivo proporcionar bons momentos à população, mas, para nós executivo, este é um dos dias mais importantes, um dia que trabalhamos com muita antecedência. O ano passado não correu tão bem porque quisemos conhecer sítios diferentes. Fizemos em dois dias porque apesar desta Quinta poder albergar essa quantidade de pessoas, os 1100 no total, decidimos fazer em dois momentos para que possamos estar mais tranquilos, conversar mais uns com os outros e para que, para a Quinta, a pressão do trabalho seja um bocadinho menor e o risco de alguma coisa correr menos bem seja praticamente diminuto. Já tínhamos vindo cá duas vezes, esta é a terceira, nestes 11 anos que levo como presidente da Junta de Freguesia, e sempre que cá vimos é a garantia de qualidade, de bom serviço, de um serviço que, para mim, é muito importante porque não há momentos de espera em que o presidente já almoçou e os restantes não. Isso aqui não acontece e temos sempre isso em atenção ao escolher, para mim e par a minha equipa, sermos todos atendidos ao mesmo tempo”.
Visivelmente satisfeito com o resultado destes dois passeios, Filipe Silva Lopes admite que o dia é dedicado a quem tanto já deu à comunidade e sente que a missão foi cumprida. “Chegar ao final dos dois dias e ver que tudo correu bem, vi a satisfação que as pessoas saíram a semana passada, e senti durante o dia também satisfação e quando assim é, a missão está cumprida. Todo o trabalho que um evento desta dimensão nos obriga o que queremos é o sucesso e esse é ver o sorriso na cara das pessoas. É um dos eventos mais importantes da Junta de Freguesia pelo que significa, um momento de convívio, de confraternização, um momento de reconhecer às pessoas mais seniores da freguesia aquilo que deram, no seu dia a dia, pela comunidade, pelas pessoas, pelas coletividades, também é uma forma de reconhecer e agradecer. Mas a pressão para que tudo corra bem é sempre muito grande, mas saio daqui satisfeito”, admite.
Ao AUDIÊNCIA, e no dia em que faz precisamente 11 anos que foi eleito pela primeira vez, o presidente reconheceu ainda que se sente “um homem realizado desde o primeiro dia” que iniciou funções na terra que o viu nascer, crescer, viver e, quem sabe, um dia, morrer.
“Servir a minha terra, as minhas gentes, a minha população, faz com que dia a dia, hora a hora, semana a semana, eu me sinta realizado. É um mix de responsabilidade para não defraudar as pessoas que confiaram em mim e que me conhecem há muitos anos, e que confiaram em mim para gerir os destinos da sua comunidade e da sua freguesia, mas também de satisfação porque me considero uma pessoa realizada como autarca. Mas este é um trabalho inacabado, há sempre algo mais a fazer, mas se olharmos para o nosso ponto de partida desta etapa, existe uma diferença muito grande na União de Freguesias quer a nível de infraestruturas, de obra física, de estradas e edifícios, e muito com o apoio da Câmara Municipal, mas também obra imaterial que fomos desenvolvendo, com muitos projetos. A história irá demonstrar isso mesmo, a qualidade do trabalho, com falhas, obviamente, mas a avaliação nota-se nas eleições, de 4 em 4 anos sempre aumentamos a votação, temos votações recordes e isso é a prova de que o nosso trabalho tem sido realizado de forma seria, honesta e pondo sempre as pessoas à frente de todo o resto”.
Admitindo que a sua intenção é continuar “dia a dia, até ao último dia de funções, a dar o melhor”, Filipe Silva Lopes enaltece ainda o papel da comunidade para que, não só as iniciativas da Junta de Freguesia, mas também a de todas as coletividades, sejam, sempre, um sucesso, e explica o porquê disso acontecer.
“Uma comunidade só é forte se cada uma das suas áreas de atividade estiver envolvidas e identificadas e vinculadas com a comunidade. E em Pedroso e Seixezelo sente-se muito isso, sente-se esse vínculo com a comunidade e com a freguesia e isso faz com que as iniciativas que vamos lançando e os projetos que vamos angariando, acabam por ter muito sucesso. Não pela Junta, não pelo presidente, mas por todos nós enquanto comunidade”.
O autarca aproveitou ainda o momento para agradecer aos guias dos autocarros e aos Bombeiros Voluntários dos Carvalhos, que se encontravam presentes, bem como à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, por todo o apoio que presta para todas as atividades que a Junta de Freguesia vai fazendo, e neste caso em particular, para este passeio sénior.
Se no primeiro passeio, a dia 22 de setembro, foi o vereador Manuel Guedes que compareceu para representar a autarquia, desta feita foi a vez da vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Paula Carvalhal, em representação de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da autarquia, marcar presença neste dia e parabenizar a organização deste convívio. “É com muita alegria e muito gosto que aqui estou. Parabéns por mais um ano desta iniciativa, e ainda bem que continuam a aderir a estes passeios que são iniciativas importantes para nós. É muito importante este encontro que só é possível pela dinâmica e pelo trabalho desta organização fantástica que esta equipa da Junta de Freguesia faz”, afirmou a vereadora aos presentes.