ECOLOGIC TRAIL RUN REGRESSOU PELA QUARTA VEZ À RIBEIRA GRANDE

A Ribeira Grande promoveu a 4ª edição do Ecologic Trail Run Ribeira Grande, uma iniciativa que contou com a participação de cerca de quatro centenas de atletas, entre os quais o próprio vereador do desporto da Câmara da Ribeira Grande, Filipe Jorge, que competiu na prova mais curta, 11 km.

“Esta é uma das provas mais marcantes do ponto de vista das paisagens que o percurso oferece e isso vai ao encontro da nossa estratégia de promover a Ribeira Grande como um bom local para a realização de trilhos pedestres. Esta é uma competição que proporciona um contato direto com a natureza, não dispensando, muitos atletas, pequenas paragens ao longo do percurso para tirarem fotografias que levam mais longe o nome do município”, referiu Filipe Jorge.

Em termos desportivos, a vitória pertenceu a Paulo Costa do AD Amarante Trail Running que completou os 39 km em cerca de 4 horas. Em segundo lugar ficou o irmão, Vítor Costa, da mesma equipa, sendo que a terceira posição ficou para Ricardo Almeida do Morcegos Trail.

Também no feminino, a atleta do AD Amarante Trail Running, Inês Moreira, se sagrou vencedora, à frente de Lina Marques do Entroncamento/Ondatrilhos e de Maria Silva do Atlético de São Pedro.

Já nos 21 km, Ricardo Rego foi o vencedor nos masculinos e Mónica Cardoso do Runners Club nos femininos, enquanto nos 11 km Roberto Rodrigues do AD Galomar venceu a prova masculina e Wimmer-Turcsanyi Krisztin na feminina.

Apesar de não terem conseguido qualquer pódio, estiveram também presentes nesta prova oito atletas de Vila Nova de Gaia, do Trepatrilhos Trail Team, um grupo constituído por pessoas que “se juntaram e que gostam de caminhar e correr”, como explicou ao AUDIÊNCIA Gilda Silva.

Criado nas freguesias de Olival, Sandim, Lever e Crestuma, o Trepatrilhos Trail Team comporta gente de todo o concelho, e até de fora, que se reúnem, todas as semanas, para fazer caminhadas. “É um grupo bastante extenso, há uns que caminham mais por volta das 19h, outros das 20h, temos sempre uma hora de caminhada, uns mais cedo outros mais tarde, mas acabamos por caminhar todos juntos. E temos sempre as portas abertas a quem se quiser associar, aliás, todas as semanas entram elementos novos”, esclareceu Gilda Silva.

Além de Gilda Silva, estiveram também presentes nos Açores Sérgio Pereira, Pedro Sousa, Lígia Lopes, José Oliveira, Fátima Costa, Abílio Costa e Goretti Pereira, que vieram para “desfrutar a ilha e, ao mesmo tempo, participar neste trail”. “Como pertencemos ao grupo das caminhadas e corrida era uma boa oportunidade para conhecer a ilha e dar a conhecer a nossa terra. E realmente é tudo muito bonito, muito verde, é muito diferente. Apesar de alguns de nós já conhecerem os Açores, estamos maravilhados com isto”, admitiu Gilda Silva.