A Junta de Freguesia de Avintes voltou a promover, no passado dia 12 de setembro, mais um passeio anual sénior. Este ano, o certame teve como destino a cidade de Famalicão e contou com a participação de 500 pessoas, que passearam no centro da cidade famalicense e se deliciaram durante o banquete, que foi servido na Quinta do Palácio Rauliana, sita nesta localidade. Marina Mendes, vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, Renato Poças, padre da paróquia de São Pedro de Avintes, e os Bombeiros Voluntários de Avintes foram presenças significativas nesta iniciativa, que voltou a agraciar os idosos avintenses, pelo seu contributo em prol da comunidade.
Vila Nova de Famalicão foi o destino desta edição do passeio anual da terceira idade, promovido pela Junta de Freguesia de Avintes, que contou com a participação de cerca de 500 seniores.
Após a paragem junto à Igreja Matriz Nova famalicense, os seniores tiveram a oportunidade de explorar o centro desta cidade, assim como de assistir à missa, que foi presidida pelo padre da paróquia de São Pedro de Avintes, Renato Poças. Posteriormente, os avintenses rumaram nos nove autocarros que os transportavam até à Quinta do Palácio Rauliana, sita neste concelho, onde os esperava o almoço e uma tarde repleta de alegria e surpresas. No final do almoço, os participantes começaram a tirar proveito desta grande casa e enquanto uns aproveitaram os espaços verdejantes para confraternizar, outros aderiram ao momento dançante, que se prolongou até à hora do lanche. No final da merenda, os idosos regressaram a Avintes com um sorriso rasgado no rosto, acompanhado da ânsia de voltarem a fazer parte desta iniciativa.
Durante o certame, Domingos Oliveira, membro do executivo da autarquia avintense, dirigiu-se aos presentes, proferindo algumas palavras de Cipriano Castro, presidente da Junta de Freguesia de Avintes, que não conseguiu estar presente por motivos de saúde, citando: “por razões dos tratamentos médicos que tenho vindo a fazer nos últimos meses, e estão a decorrer muito bem, não pude vir, hoje, ao vosso passeio, como era meu desejo. (…) Quero agradecer-vos por terem vindo, pois estas iniciativas são para todos vocês e a vossa presença e participação são o mais importante”.
Assegurando que tanto a autarquia como o município visam contribuir para uma vida saudável e equilibrada para todos, Domingos Oliveira reforçou que a realização deste passeio é “muito importante, porque os mais velhos vivem praticamente o ano todo isolados e estas são oportunidades, assim como a Festa da Broa, de conviverem e se encontrarem. Está clara no rosto dos avintenses a alegria que sentem e a forma simples e grata com que passam o dia”.
Também Marina Mendes, vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, fez questão de marcar presença neste evento e de afirmar que “para nós, Câmara Municipal, é muito bom e muito gratificante poder fazer parte destes momentos de convívio e nestes dias que ficam sempre na memória coletiva de todos os que neles participam. Na verdade, são dias muito importantes para uma comunidade, para um território, porque são de convívio, mas são, sobretudo, dias de voltar a encontrar e reencontrar pessoas que não veem durante o ano. Portanto, esta também é, no fundo, a essência destes passeios de convívio, pelo que é com um enorme gosto que estamos cá”.