As Festas de Sant’Ana voltaram a 26 de julho ao Parque Público Engenheiro Fernando Pinto de Oliveira, em Leça da Palmeira, tendo terminado no dia 4 de agosto com o encerramento do XXV Festarte e a tradicional Noite de Fados. Promovida pela União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, esta iniciativa aliou artistas locais e nacionais à boa gastronomia, com o intuito de promover e divulgar as instituições deste território, as tradições e as suas gentes.
O Parque Público Engenheiro Fernando Pinto de Oliveira, em Leça da Palmeira, voltou a ser palco das Festas de Sant’Ana, uma iniciativa promovida pela União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira que, entre os passados dias 26 de julho e 4 de agosto, voltou a atrair milhares de pessoas.
No dia de abertura do recinto, a população teve a oportunidade de assistir ao desfile da fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos – Leça, seguindo-se uma missa em honra de Sant’Ana. A noite terminou com a atuação do artista local Luigi Ferreira.
Já, no dia 27 de julho, foi a vez da Escola de Dança “Attitude” subir ao palco, antecedendo a atuação de Bárbara Tinoco, que encerrou com o espetáculo de fogo de artifício.
No dia seguinte, a animação foi inaugurada à tarde com o XXV Festarte, promovido pelo Rancho Típico da Amorosa, que contou com a participação de grupos oriundos do Botswana, Costa do Marfim, Espanha, Estados Unidos da América, Índia, Paraguai, Macedónia, Polónia e República Checa. À noite, foi o grupo musical José Pinhal Post-Mortem Experience quem subiu ao palco.
Por outro lado, no dia 2 de agosto, a programação iniciou à noite com o tributo aos ABBA, intitulado “ABBA MIA”, ao passo que, no dia 3, foi Catarina Almada quem animou a plateia.
As Festas de Sant’Ana terminaram, assim, no dia 4 de agosto, com o encerramento do XXV Festarte, com palco no Jardim Basílio Teles, prosseguindo, à noite, com a grande noite de fados, intitulada “3 Gerações: O mesmo amor”.
Assegurando que o balanço é “extremamente positivo”, Paulo Ramos de Carvalho, presidente da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, sublinhou que foi “mais uma grande edição das Festas de Sant’Ana. Temos vindo a tentar fazer sempre mais e melhor e acho que estamos a conseguir. Voltamos a ter, aqui, novidades, novas cores, novas formas, artistas que nunca tinham vindo cá a Leça da Palmeira, portanto é muito satisfatório”.
Os momentos culturais, musicais e dançantes animaram a plateia e constituíram um dos pontos altos desta iniciativa, que voltou a atrair milhares de pessoas. “A afluência foi extraordinária, com milhares e milhares de pessoas, ao ponto de percebermos que o espaço era pequeno para tanta gente”, ressaltou o edil, frisando a importância de “dar voz aos artistas que são de cá, como é o caso do Luigi Ferreira, que foi a primeira vez que esteve a cantar aqui. Depois, tentamos agradar a vários públicos, desde os mais jovens aos menos jovens, cumprindo sempre a tradição da noite de fado, que é extremamente relevante”.
Paralelamente, os visitantes também tiveram a oportunidade de explorar o Mercadinho de Sant’Ana, que contou, este ano, com a participação de 26 barraquinhas gastronómicas e de artesanato. “Para além das coletividades e das associações, nós convidamos outros de fora. Este ano, tivemos o prazer de ter, também, o Leça Futebol Clube que abrilhantou bastante a festa”, salientou o autarca.
Radiante e a pensar no futuro, Paulo Ramos de Carvalho enalteceu que “esta é a festa de Leça da Palmeira e, portanto, temos de continuar a apostar. Nós tentamos perceber o que de melhor existe no mercado para trazer para Leça da Palmeira. Os habitantes e os moradores de Leça da Palmeira merecem esse nosso esforço, pelo que tentamos melhorar sempre no artesanato, na gastronomia e trazer sempre mais e melhores artistas”.