O Plano para 2020, prevê um investimento na ilha do Pico de 62 milhões de euros, mais 12% do que em 2019, e reflete o compromisso assumido pelo Partido Socialista para com os Picarotos.
O que fazer nos Açores identifica as melhores coisas para fazer nos Açores, por categoria e por Ilha. "Explore a beleza dos Açores com imagens nunca vistas destas ilhas remotas e misteriosas" é a promoção no site oficial .
A terceira edição do Festival Cordas, músicas do mundo, recebe apoio internacional. Investimento das Canárias e da Finlândia programam duas noites de música no Auditório da Madalena.
A sexta edição do festival internacional de artes, Azores Fringe, já passou por várias ilhas dos Açores, mas é no seu epicentro, na ilha do Pico, que diariamente algo cultural acontece.
Da cidade de Águeda, geminada com a Madalena do Pico, chega à ilha montanha um grande espetáculo recheado de muitas palavras e mais música. Quinta, 10 de maio, pelas 21h30, no Auditório da Madalena houve "Muito Riso, Muito Siso".
Visitarte, o festival de artes em casas rurais, apresentou a sua segunda edição, na freguesia de São Mateus, na ilha do Pico. Abraçado por vários empreendimentos e participado por residentes e visitantes, o público do festival já está a pedir mais Visitarte.
Visitarte é o festival de artes em casas rurais que incentiva as pessoas a conhecerem melhor uma localidade da ilha do Pico, através de programação artística.
A segunda edição do Visitarte, o festival de artes em casas rurais, decorreu na freguesia de São Mateus do Pico de 27 de abril a 1 de maio 2018.
A associação MiratecArts fez parceria com Salvaterra para juntar as ilhas do Pico e de Santa Maria através do Projeto Tricô.
O secretário regional da Educação e Cultura Dr. Avelino Menezes e o secretário regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias, visitaram a MiratecArts Galeria Costa pela primeira vez durante a visita estatutária do Governo Regional dos Açores à ilha do Pico.