O parque de exposições de São Miguel, em Santana, na Ribeira Grande, recebeu, nos passados dias 28 e 29 de outubro, duas exposições caninas, mais especificamente, a 16ª exposição canina nacional, que apurou o campeão dos Açores e a 8ª exposição canina internacional, que integrou o calendário de qualificação.
As exposições foram organizadas, pelo terceiro ano consecutivo, pela Câmara Municipal da Ribeira Grande e regeram-se pelos Regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura (CPC).
De acordo com a Câmara Municipal da Ribeira Grande, os concursos permitiram apreciar a qualidade dos animais, das mais diversas raças, que foram expostos, “o que contribuiu para a satisfação geral e para uma forte adesão por parte do público em geral, registando-se para uma forte adesão por parte do público em geral, registando-se, de ano para ano, um número crescente de espetadores no evento.
Tânia Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, referiu que “recebemos na Ribeira Grande cerca de quatrocentos cães afere bem do crescimento da exposição canina de ano para ano. Recordo que em 2015 este evento contou com cerca de duzentos animais e em dois anos duplicamos o número de presenças”.
“Ambas as exposições correram muito bem pois juntaram um número apreciável de cães oriundos de vários países da Europa, nomeadamente de Portugal, Espanha, França e Rússia, o que revela bem a dimensão que esta exposição tem vindo a adquirir”, afirmou a vice-presidente da Câmara da Ribeira Grande, que fez um balanço positivo do evento.
Tânia Fonseca destacou ainda a “elevada qualidade dos exemplares colocados a concurso, o que reflete uma cada vez maior preocupação por parte dos criadores em valorizarem os seus animais, o que nos deixa uma perspetiva de crescimento para os próximos anos”.