Falar ou calar? A escolha é sua, mas quando fala deve pensar, organizar as suas ideias e preparar-se, porque só assim será realmente ouvido e alcançará os seus objetivos. Todos nós estamos em constante interação com os outros, mas será a nossa comunicação eficaz? Somos ouvidos? Conseguimos alcançar os nossos objetivos?
Quando falamos há questões que devemos colocar e decisões a tomar. Que tipo de comunicador sou? Agressivo ou permissivo? Que tipo de mensagem quero passar? Quem é a minha audiência? Quando devo lutar por um argumento e quando devo desistir?
São estas algumas das questões colocadas no novo livro de Carla Rocha, “Fale para ser ouvido”, uma obra que reúne técnicas e estratégias que o vão tornar um comunicador eficaz. Habituada a treinar CEO, empresários, atletas e outros profissionais, Carla Rocha, apresentadora de rádio, oradora Ted Talks e consultora de comunicação, ensina-o a tornar as suas conversas mais claras, as reuniões mais assertivas e os seus discursos mais empáticos. Ensina-o a comunicar com conta peso, medida e com intenção.
Carla é Rocha uma referência como animadora de rádio e consultora de comunicação. A sua carreira de quase 30 anos faz a ponte entre o universo da rádio e da comunicação estratégica, sendo também docente do ISEG no programa de MBA e professora convidada da NOVA SBE. É licenciada em Ciências da Comunicação, pós-graduada em Gestão de Marketing, Comunicação e Multimédia pelo ISEG e em Gestão aplicada às PME pela NOVA SBE. Atualmente frequenta um Mestrado em Liderança.
O seu percurso começou atrás dos microfones, com a paixão de contar histórias e de criar ligações com a audiência. Esteve à frente de programas como o «Café da Manhã» e o talk show «Rocha no Ar» na RFM e «As 3 da Manhã» na Renascença. Em 2015, fundou a empresa Carla Rocha Comunicação, que se dedica a formar líderes e equipas em comunicação, cultura organizacional e engagement. O seu conhecimento de estratégias de comunicação efetivas, desenvolvido ao longo de vários anos à frente de programas de rádio líderes de audiência e de formação académica, tornou-a uma conselheira de confiança para clientes nacionais e internacionais.
Escreveu também os livros “Fale Menos Comunique Mais – 10 estratégias para se tornar um grande comunicador” e “Fale Menos Influencie Mais – 5 estratégias para ser ouvido e comunicar com influência”. Participou duas vezes como oradora em conferências TEDx e fez parte da comissão técnica que desenvolveu a Norma para a Gestão do Bem-Estar e da Felicidade (4590).