Acompanhado por jovens socialistas do concelho, quis marcar o dia lembrando os ribeira grandenses que uma das maiores conquistas dos capitães de abril foi a “liberdade de expressão, a liberdade de dar opinião”, sustentando que a “opinião” não pode deixar de ser dada quando todos os eleitores são chamados a decidir nos diversos atos eleitorais.
“A melhor homenagem ao 25 de abril de 74 é o exercício dos direitos conquistados”. Foi com esta mensagem que Fernando Sousa dedicou-se durante o dia a oferecer cravos nas principais ruas da Ribeira Grande.
No decorrer da iniciativa, foi conversando com as pessoas, ouvindo também as histórias daqueles que viveram esse dia com muito entusiasmo e esperança, principalmente os ex-combatentes que estavam no ultramar em 1974.
Aos mais novos, deixou uma mensagem, por um lado, sobre a importância e o ideal que é “vivermos num país democrático” e por outro fez notar “os exemplos que se veem nos noticiários, quer dos países onde a democracia ainda não chegou quer dos atentados em algumas das principais capitais da Europa, em que o único objetivo desses atos é roubar a liberdade das pessoas”.
Fernando Sousa destacou a importância da comemoração do 25 de abril “como forma de lembrar a liberdade de expressão e de opinião que cada um tem”, bem como “o direito à educação, à cultura, ao desporto, ao trabalho e à segurança social que todos nós temos”, acrescentando que “todos temos o dever de exercer esse direito através do nosso voto”.