A primeira edição do “RIO TINTO Reino do Natal” decorreu entre os passados dias 15 e 17 de dezembro, com entrada gratuita, na Quinta das Freiras. Com o objetivo de agregar a comunidade riotintense em torno do espírito natalício, a Junta de Freguesia apresentou esta novidade no calendário festivo da localidade, que contemplou inúmeros pontos de diversão, desde a tradicional Exposição de Árvores de Natal Solidárias, Parada do Pai Natal e o Mercadinho, que trouxeram animação, magia e muitas surpresas, atraindo milhares de pessoas ao território.
A autarquia riotintense apresentou, este ano, uma novidade no calendário festivo desta localidade do concelho de Gondomar, que trouxe muita animação, magia e surpresas ao território. Intitulado “RIO TINTO Reino do Natal”, este evento, com acesso gratuito, decorreu entre os passados dias 15 e 17 de dezembro e contemplou inúmeras atividades que honraram o espírito natalício e atraíram milhares de pessoas à Quinta das Freiras. “Depois do sucesso da Medieval de Rio Tinto, este foi um evento que criamos este ano, dedicado ao Natal, dentro da Quinta das Freitas. Portanto, foi o ano zero, de teste. Acredito que foi uma excelente oportunidade para as famílias do concelho, e fora dele, viverem o espírito natalício e apreciarem o que de melhor temos em Rio Tinto, desde as árvores de Natal, inteiramente idealizadas por riotintenses, numa promoção da criatividade através da reutilização de materiais, ao vasto programa que preparamos para todas as idades”, enalteceu Nuno Fonseca, presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA.
A iniciativa foi inaugurada no passado dia 15 de dezembro, com a atuação da Tuna da Universidade Sénior de Rio Tinto, pipocas gratuitas e a tradicional Exposição das Árvores de Natal Solidárias, que foram produzidas pela comunidade escolar, movimento associativo e parceiros da Comissão Social de Freguesia e estiveram sujeitas a concurso. As três árvores mais votadas, entre as 40 participantes, receberam um prémio, tendo sido, ainda, atribuída uma Menção Honrosa à que obteve mais “Gostos” no Facebook da Freguesia de Rio Tinto, até às 24 horas do dia 23 de dezembro. “É um momento de partilha e em que a comunidade toda, na sua diversidade, se junta para fazer uma árvore de Natal, que em conjunto compõe uma exposição fantástica, mas mostra, também, muito do trabalho e dedicação que cada uma das entidades e das pessoas envolvidas colocam não só em prol do Natal”, sublinhou o edil.
Por outro lado, o dia 16 de dezembro, foi dedicado aos mais pequenos e aos graúdos com a Parada do Pai Natal e a abertura do Mercadinho de Natal, no qual os visitantes tiveram a oportunidade de comprar alguns presentes e degustar produtos confecionados por associações riotintenses. Durante a tarde, a população teve a oportunidade de assistir aos espetáculos protagonizados pelos Amigos da Farra e pela Tuna Académica ISSSP, assim como de participar nos workshops de decoração de bolas natalícias e de decoração de árvores de Natal.
A animação do último dia do evento iniciou pelas 15 horas, com o Grupo Tum Tum Tum, seguindo-se o Grupo de Dança do Infantário A Fisga e o espetáculo protagonizado pela Escola de Dança do Colégio Carrossel Mágico. O palco encerrou com o Coral Juvenil do Orfeão de Rio Tinto, porém além da música e do comércio, o Pai Natal e os seus duendes estiveram disponíveis para escutar os pedidos e tirar muitas fotografias naquele que é um dos ex-líbris da freguesia, o Torreão. No final do evento, a autarquia convidou, ainda, os visitantes a visitarem o presépio natalício, situado junto à Igreja Matriz da localidade.
Assegurando que o balanço foi extremamente positivo, Nuno Fonseca fez questão de transmitir uma mensagem de esperança a todos os riotintenses. “Cada um de nós, individualmente, e o mundo no geral precisam cada vez mais de paz, tolerância, respeito pelo próximo, assim como de entender e perceber as diferenças de cada um. Portanto, é nesta comunhão que nós conseguimos progredir e ultrapassar o futuro. No mundo inteiro, neste momento, nós temos vários locais de preocupação onde estes princípios não são respeitados. Portanto, nesta ótica, o que eu desejo a todos é um feliz Natal, cheio de magia natalícia e de tudo o que ela representa e que 2024 seja um ano de excelência”, revelou o autarca.