FÓRUM DE CIDADANIA DE LEVER JÁ FOI INAUGURADO

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia inaugurou, no passado dia 14 de setembro, o Fórum de Cidadania de Lever (auditório e reabilitação do edifício da junta de freguesia), fruto de um investimento municipal de cerca de 1,4 milhões de euros. O edifício foi construído na década de 1990, mas a parte destinada ao auditório nunca foi construída, impossibilitando, assim, a sua utilização e dinamização.

Desta forma, Lever passa, assim, a ter um espaço público condigno para albergar serviços de apoio aos habitantes e atividades de caráter cultural, como exposições, conferências e outros eventos. Numa freguesia repleta de associações ligadas à música e a outras artes, que tinham de procurar salas fora da esfera municipal para realizar as suas apresentações, está, finalmente, ao dispor um espaço à altura de todas as necessidades. Até agora, o espaço estava a ser utilizado pela Junta de Freguesia de Lever, pela Associação de Solidariedade de Lever e pela Banda Musical Leverense. Com a requalificação e ampliação do espaço, estão reunidas as condições necessárias para atrair mais jovens para a banda.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, “este equipamento não é de Lever; está em Lever”. “Temos muito orgulho neste auditório, mas queremos que o mesmo abra a freguesia ao Mundo. Acredito, por isso, que este equipamento vai permitir que Lever continue e aprofunde o seu caminho”.

Por sua vez, Manuel Azevedo, presidente da União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma, admite que este dia marcou a “concretização de um sonho que os Leverenses tinham há muitos anos”.