Vila Nova de Gaia apresenta uma das subidas mais significativas do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking – estudo que avalia a performance e a atratividade dos 308 municípios portugueses. Enquanto em 2014 Gaia estava na 34ª posição, este ano, na 5ª edição do estudo, passou para a 9ª posição, entrando, pela primeira vez, no Top 10 nacional.
Gaia é um dos poucos casos em que se registou na só uma melhoria desde a primeira edição do ranking mas também uma subida, sempre superior a três posições, em todas as edições.
No domínio dos negócios, a organização destacou o crescimento de Vila Nova de Gaia por “voltar a surpreender com uma escalada de 10 lugares no ranking, graças a uma performance fora de série na variável Digital Demand e nas estatísticas relacionadas com empresas no território”.
O município manteve ainda o 3º lugar na Região Norte e a 6ª na dimensão Negócios, pelo que irá ser distinguida como “Marca Estrela Nacional” e “Marca Estrela de Negócios”.
Paralelamente, entre 2016 e 2017, as pesquisas de turistas, investidores e talento sobre Gaia cresceram 45%, sendo o 3º município mais procurado em Gastronomia e Mercados de Nicho e o que mais cresceu em termos percentuais em Eventos, Negócios e Empreendedorismo e Museus.
Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da autarquia, não escondeu o orgulho pelo reconhecimento. “Estes números não estão aqui por acaso. São o resultado de um trabalho e de um esforço coletivo que não termina hoje e que aumenta as nossas responsabilidades para os próximos anos. Assumimos um modelo novo de gestão municipal e algumas das consequências que estão à vista é termos um município que respira melhor, com uma imagem mais séria e um trabalho reconhecido por todos os quadrantes”, afirmou.
Já em termos globais, em primeiro lugar no ranking mantém-se Lisboa, seguida pelo Porto e Cascais, na 2ª e 3ª posição, respetivamente. Até ao 7º lugar não há qualquer mudança, com Braga (4º), Coimbra (5º), Sintra (6º) e Funchal (7º), enquanto Faro subiu uma posição e apresenta-se agora no 8º lugar e em 10º permanece Setúbal.