Tendo consciência do amor que pode nascer entre as pessoas e os seus animais de estimação, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia irá promover, no próximo sábado, 11 de fevereiro, entre as 14 e as 17 horas, mais uma campanha de adoção no Centro de Reabilitação Animal.
Desde Maio de 2015 que quem adotar o seu animal de estimação no Centro Animal de Gaia pode usufruir, durante toda a vida do seu novo companheiro, de descontos em vários serviços nos centros de atendimento médico veterinário aderentes, nomeadamente ao nível das consultas, cirurgias, esterilizações, entre outros.
O Município de Vila Nova de Gaia oferece ainda identificação eletrónica, vacinação e desparasitação. Depois de adotado e durante as primeiras semanas, o centro faz o acompanhamento de todo o processo, de forma a garantir que a situação está a decorrer dentro da normalidade e que o animal está a ser bem integrado.
Em virtude da realização regular de campanhas de adoção aos sábados (um dia, à partida, em que as pessoas têm mais disponibilidade), à contínua aposta do Município na divulgação regular de campanhas contra o não abandono e ao recurso a terapias para reabilitar os animais de companhia com vista à adoção, o Centro de Reabilitação Animal de Gaia, atualmente com 109 cães e cerca de oito gatos, tem sido «presenteado» com taxas de adoção superiores ao expectável.
Recorde-se que, em 2016, dos 452 animais recebidos no centro, 369 foram adotados ou restituídos aos donos, o que corresponde a uma taxa de adoção na ordem dos 81%.
Mas a realidade continua a ser dramática e a verdade é que as 38 jaulas para cães e as três para gatos estão completamente lotadas. No próximo sábado o objetivo é, por isso, apenas um: dar um novo lar a estes animais.