HONRAR O PASSADO, OLHANDO PARA O FUTURO

A União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo também recebeu a sessão comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril. Na cerimónia, o passado foi lembrado mas as ameaças atuais também não foram esquecidas.

Decorreu, no passado dia 19 de abril, no Auditório Claret, a sessão comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril na União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo. Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, realizou-se em todas as freguesias do concelho, sendo que aqui, arrancou com a atuação da Associação Musical de Pedroso.

Na ocasião, Filipe Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo, lembrou que o momento servia para “comemorar o acontecimento mais importante da nossa história coletiva recente”, mas não podemos esquecer as dificuldades dos tempos atuais.

“O legado de Abril é incontestável mas nada está garantido. Vivemos à escala global um contexto de incertezas e devemos manter-nos vigilantes. Há um perigo para a democracia que representa o populismo, que cresce com a crise económica, a imigração e as redes sociais, que dão palco a partidos e líderes populistas que prometem aquilo que as pessoas gostam de ouvir mesmo que irrealizáveis. Há eleições livres, é verdade. Mas nos períodos intermédios, a democracia fica suspensa, á mercê de ditadores e contra esta mistura explosiva é urgente que os políticos eleitos travem esta corrente e combatam as desigualdades sociais”, acrescentou.

A sessão contou também com a presença de Marina Mendes, vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, que lembrou que “a democracia nos trouxe coisas extraordinárias mas ainda hoje não conseguimos resolver o enorme problema do centralismo que se vive no nosso país e que ainda hoje representa um enorme obstáculo ao nosso desenvolvimento”.

Nesta cerimónia que Marina Mendes denominou como “uma homenagem ao passado, olhando para o futuro”, foram também entregues placas evocativas, da autoria de Paulo Neves, a entidades e personalidades locais que, nos últimos anos, desempenharam um papal fulcral no desenvolvimento desta comunidade.