No dia 20 de agosto, José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional dos Açores, inaugurou o Complexo Logístico da Cooperativa Agrícola da Costa Norte, CRL. A nova infraestrutura é considerada inovadora e uma referência para o futuro, que trará mudanças, mas nas quais o chefe do Governo Regional garantiu que vai deixar espaço para todos: os produtores do leite convencional, os produtores do Programa do Leite Vacas Felizes e os do leite biológico. O preço do leite também será justo, garantiu José Manuel Bolieiro.

 

 

José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional dos Açores, inaugurou o Complexo Logístico da Cooperativa Agrícola da Costa Norte, CRL, no concelho da Ribeira Grande, no dia 20 de agosto. O presidente considerou o momento uma “referência para o futuro dos Açores e do setor agropecuário e da indústria”.  Destacou que a inauguração do novo entreposto de leite deste complexo “é um sinal claro de modernização pela eficiência, por maximizar e otimizar os recursos e minimizar os custos de contexto”.

O autarca acredita que esta infraestrutura dá continuidade à excelência da agropdrodução que os Açores têm mantido nos últimos anos. “A crise é sempre menos grave porque a agricultura suporta, com enorme resiliência, todos os momentos mais difíceis pela sua excelência e pela sua capacidade de modernização”, acrescentou o chefe do executivo açoriano.

Segundo José Manuel Bolieiro, “as políticas públicas não escravizam nem servem para escravizar os produtores, estão sim ao serviço da sociedade, do empreendedor e do próprio consumidor” e disse para os produtores contarem com o Governo e a política regional.

Esta inauguração foi considerada um ponto de partida para “garantir inovação e novidade nos diferentes segmentos” do setor, frisou o Presidente do Governo, referindo que “haverá espaço para todos: os produtores do leite convencional, os produtores do Programa do Leite Vacas Felizes, como também os do leite biológico”.

O chefe do Governo Regional, o Governo está “disponível e empenhado” a ser regulador na confluência dos diferentes atores desta cadeia de produção, transformação e distribuição. “A equidade na distribuição de rendimento deve ser um objetivo”, salientou o presidente. José Manuel Boliero, no que diz respeito à carga fiscal, garantiu que “não será” por causa desta que “o produto final será mais caro”, garantindo que terá um preço justo face à sua qualidade.

O Complexo Logístico da Cooperativa Agrícola da Costa Norte é composto pelo Edifício Comercial, que engloba a loja, armazenagem, zona administrativa, e pelo Entreposto de Leite, considerado inovador, e que é o primeiro em São Miguel capacitado para rececionar leite convencional, leite de Vacas Felizes e o primeiro Leite Biológico a ser produzido na ilha.

A construção desta infraestrutura tem um valor estimado na ordem dos 1,4 milhões de euros, com recurso total a capitais próprios, tendo sido premiada nos últimos três anos, consecutivamente, como Premier Líder. A eficiência energética foi a base do projeto deste entreposto, com recurso a novas tecnologias, e com uma expetativa de diminuição de custos energéticos na ordem dos 20 a 25%, face aos atuais custos.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com