Olivier Coucelos, do Pico, autor das imagens do adulto de Gaivota-de-patas-amarelas e Estapagado a levantar voo, e Ben Porter, do Reino Unido, autor da imagem da cria de Painho de Inverno, foram os grandes vencedores da primeira edição do concurso de fotografia “Aves Marinhas dos Açores”, que foi organizada pela Asas do Mar – Instituto de Ornitologia Marinha dos Açores (IOMA), no âmbito da comemoração do seu primeiro aniversário. O certame contou com a participação de dez pessoas oriundas dos Açores, Portugal continental, Espanha, Reino Unido e Alemanha, que enviaram 36 imagens.

 

 

A primeira edição do concurso de fotografia “Aves Marinhas dos Açores” foi organizada pela Asas do Mar – Instituto de Ornitologia Marinha dos Açores (IOMA) e contou com a participação de 10 fotógrafos, que concorreram com 36 imagens.

Segundo a associação, as “imagens vencedoras foram selecionadas por três jurados, cada um deles muito familiarizado com a fotografia de aves marinhas e com as dificuldades envolvidas”.

As fotografias galardoadas foram o adulto de Gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis atlantis), fotografado por Olivier Coucelos, do Pico, no Porto da Madalena, na Ilha do Pico, em janeiro de 2020, que vai ser contemplado com um prémio monetário de 100 euros. A cria de Painho de Inverno (Hydrobates castro), fotografada por Ben Porter, do Reino Unido, enquanto trabalhava, como voluntário, no Ilhéu da Praia (Graciosa), em março de 2020, que vai receber um voucher para uma saída de mar de observação de cetáceos e aves marinhas na Ilha do Faial. E o Estapagado (Puffinus puffinus) a levantar voo, fotografado por Olivier Coucelos, do Pico, durante uma viagem pelágica, realizada em setembro de 2020, ao largo da Ilha do Faial, que receberá um guia de identificação de aves marinhas.

A Asas do Mar – IOMA salientou, ainda, que “todos os vencedores receberão, ainda, uma inscrição e um ano de quotas” na associação, e que “as imagens vencedoras, juntamente com imagens de outros participantes e uma imagem enviada por cada um dos três jurados, serão utilizadas para uma exposição fotográfica, que irá percorrer todas as ilhas dos Açores. As fotos vencedoras serão também impressas em formato de cartão postal. Para apoiar a atividade da Asas do Mar – IOMA, os conjuntos de postais serão colocados à venda”.

 

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com