O projeto vencedor do Gaia Orçamento Participativo Jovem de 2020 (GOP+Jovem), da autoria de Érica Moreira, e denominado de “Jardim Sensorial”, está a ser implementado no Solar Condes de Resende, devendo estar concluído no final do mês de julho.
Este jardim, que resulta de um investimento municipal de 46.500 euros, promete despertar os cinco sentidos do corpo humano, através das diferentes texturas das plantas e do solo, dos sons da água, dos pássaros, do vento, das folhas e flores, das suas cores e cheiros. Inspirada na cultura oriental e na sua relação com a Natureza e os jardins em concreto, o espaço pretende promover a harmonia e o equilíbrio, funcionando como uma terapia para toda a comunidade.
A empreitada em curso, da responsabilidade do horto “Flor do Penedo”, inclui a reabilitação de um espaço público existente e sem função, numa área ajardinada, cuja vegetação e restantes elementos foram pensados para estimular o sistema sensorial humano, através do olfato, paladar, tato, visão e audição.
O GOP+Jovem pretende reforçar a qualidade da democracia e dos seus instrumentos, valorizando a democracia participativa, através do envolvimento dos jovens nos processos de decisão e definição de políticas públicas, favorecendo, assim, a existência de uma sociedade civil forte e ativa. No total, já foram aprovados 18 projetos, num orçamento participativo jovem que é considerado como de referência a nível metropolitano, nacional e internacional. Para a edição de 2023, estão em votação, até 31 de julho, treze propostas finalistas.