O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, designou José Manuel Dias da Fonseca para a presidência da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura, que abrirá as portas das novas instalações no dia 16 de junho, no antigo edifício da Real Vinícola, em Matosinhos.
Dias da Fonseca presidiu até ao momento a Assembleia Geral da Associação Casa da Arquitectura, substituindo Guilherme Pinto na presidência da instituição, na sequência do falecimento, a 8 de janeiro, do ex-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
O autarca Eduardo Pinheiro sublinha que, “para além de ser um dos matosinhenses mais ilustres e capacitados, e com um contributo indiscutível para a afirmação cultural de Matosinhos”, Dias da Fonseca “tem o reconhecimento necessário para dirigir o maior projeto da área da divulgação e promoção da arquitetura em Portugal, que sempre acompanhou”.
“A sua presidência é para mim uma garantia suplementar de sucesso da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura”, concretiza o presidente.
A Assembleia Geral da Instituição, presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, passará a contar com o presidente da Metro do Porto, Jorge Moreno Delgado, e com o arquiteto Gonçalo Byrne.
Na comissão executiva mantém-se o diretor, Nuno Sampaio, e o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha, assegurando, assim, a continuidade das suas linhas programáticas do projeto.
A Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura é um projeto de âmbito nacional dedicado à divulgação, ao arquivo e à valorização da arquitetura. No seu património estão já representados, entre outros, projetos e maquetas dos três Prémios Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.
A 16 de junho abrirá portas, com a exposição “Poder: Arquitectura”.