As Juntas de Freguesia de Campanhã e de Lordelo do Ouro e Massarelos, no Porto, foram distinguidas, pela Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES), com a Bandeira de Mérito Social. O galardão foi atribuído no passado dia 25 de março, durante a Gala de Mérito Social, que decorreu em Oliveira do Bairro.
A Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES) voltou a distinguir, no passado dia 25 de março, na Gala de Mérito Social, que teve lugar em Oliveira do Bairro, 158 Câmaras Municipais, Juntas de Freguesias e associações.
A Bandeira de Mérito Social é um galardão criado, pela ANGES, em 2022, com o objetivo de “reconhecer organizações que se destacam na promoção do bem-estar social, no desenvolvimento social e na implementação de práticas inovadoras e eficazes. Este galardão tem como finalidade estimular a criação e manutenção de projetos que contribuam para a redução de desigualdades sociais e para a melhoria das condições de vida de populações vulneráveis. Além disso, procura valorizar as iniciativas que promovam uma sociedade mais inclusiva e solidária”.
Neste âmbito, a Junta de Freguesia de Campanhã foi distinguida com a Bandeira de Mérito Social 2025, pelo trabalho desenvolvido através do PES – Projeto de Emergência Social. Segundo afirmou Paulo Ribeiro, presidente desta edilidade, em exclusivo ao AUDIÊNCIA, “é um projeto social que já vem desde há oito anos. As nossas assistentes sociais estão sempre empenhadas em ajudar o próximo, aliás 43% do orçamento da Junta de Freguesia vai para este projeto, pois nós tentamos ajudar todos os que necessitam, em Campanhã. O reconhecimento deste projeto, para nós, foi algo muito satisfatório, pelo que foi com muita alegria que recebi este galardão em Oliveira do Bairro. Este trabalho não é meu, é do meu antecessor, do senhor Ernesto Santos, que faleceu, e esta distinção é para ele mesmo”.
Também, a União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos foi agraciada com a Bandeira de Mérito Social 2025, pela implementação dos programas P.A.P.I. – Programa de Apoio à Pessoa Idosa, ATL para Todos e Jovens com Futuro. De acordo com Sofia Soares Maia, “todos os programas com que fomos contemplados foram criados e pensados por mim, por isso foi com muita felicidade que recebi esta distinção. São três programas de âmbito social e também ao nível da educação que foram lançados por mim, foi um desafio e fico muito feliz, por ao fim destes anos receber a Bandeira de Mérito Social, sem dúvida. É um grande orgulho”.