MERCADONA AJUDA COLABORADORES AFETADOS PELA DANA

A empresa de origem valenciana vai ajudar todos os colaboradores afetados pela DANA com uma doação de 40 milhões de euros. Desde o início da catástrofe a Mercadona tem já doado alimentos e equipamentos e colaborado com as autoridades.

 

A Mercadona, empresa de origem valenciana, está a apoiar os habitantes, as autoridades e os seus colaboradores da região desde o início da catástrofe DANA. Além da doação de alimentos e da colaboração com as autoridades, a Mercadona decidiu fazer uma doação de 40 milhões de euros para ajudar todos os seus colaboradores afetados pela DANA, para que não tenham de começar a reconstruir as suas vidas do zero.

Estas ajudas, que serão recebidas a 21 de novembro, terão um valor fixo para a casa/veículo, sendo que para quem perdeu a totalidade da casa serão doados 50 mil euros, para quem teve perda parcial 25 mil euros e para pequenos pertences 5 mil euros. Já nos veículos, as ajudas serão de 15 mil euros para carros, 5 mil euros para motos e 500 euros para trotinetes e bicicletas.

No que respeita à sua equipa, a Mercadona reforça que todos se encontram bem e que a empresa ativou 1.000 voluntários, colaboradores de outros departamentos da empresa, para ajudarem nas tarefas de manutenção e limpeza das lojas, com o objetivo de poder abrir o mais rapidamente possível e prestar um serviço aos vizinhos dos seus supermercados.

Desde o início da catástrofe, a empresa tem vindo a implementar medidas centradas principalmente na doação de bens de primeira necessidade a entidades sociais para as pessoas afetadas (alimentos, equipamentos, materiais, etc.), doando mais de 300 toneladas entregues em coordenação com os seus fornecedores; no acompanhamento dos seus colaboradores afetados; e na colaboração com as autoridades através da contribuição de diferentes recursos.

Como refere Laura Cruz, diretora de Ação Social da empresa e coordenadora da equipa especializada em doações, responsável pela gestão de todas as ações de colaboração nas regiões afetadas, a intenção é “fazer tudo o que for necessário e até quando for necessário, porque agora é tempo de proximidade”.

Em colaboração com os seus fornecedores, a empresa tem também vindo a abastecer o programa “Cozinha Solidária”, de Ricard Camarena, com produtos frescos e alimentos enlatados, onde se tem estado a preparar 10.000 refeições quentes por dia nas instalações do fornecedor Frescos Delisano e 4.500 refeições por dia no seu restaurante.

A empresa colocou à disposição duas lojas a partir das quais foram canalizadas as doações, a compra e entrega de 1.200 paletes de água e a entrega de produtos alimentares básicos para ajudar as pessoas necessitadas em diferentes pontos instalados na província de Valência. Colocou também à disposição da Conselleria de Servicios Sociales assessoria e apoio logístico, bem como um armazém de 7.000 m 2 em Picassent (Valência) para canalizar as doações. Além disso, cedeu o espaço de L’Alquería del Basket (escola de basquetebol do clube Valencia Basket) às unidades do exército que estiveram destacadas na zona como base de operações e de ceder veículos de transporte para a distribuição das ajudas.