Segundo o estudo elaborado pelo Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais da Universidade do Minho e pelo Ivie – Instituto Valenciano de Investigaciones Económicas, a Mercadona gerou um volume de vendas superior a quatro milhões de euros em toda a cadeia de produção, desde o início da sua atividade, em 2019, em Portugal.
O relatório estima, ainda, que o impacto económico da atividade da cadeia de supermercados entre 2019 e 2022 foi de cerca de 1,3 milhões de euros em termos de rendimentos, período em que foram gerados 726,5 milhões de euros em impostos para a economia portuguesa e criados mais de 55 mil postos de trabalho diretos, indiretos e induzidos (duração anual equivalente).
“Só em 2022, a atividade da Mercadona gerou 480,9 milhões de euros de receitas, 18,6 mil postos de trabalho e 263,2 milhões de euros de receitas públicas. O volume de vendas gerado no tecido produtivo português em 2022 está estimado em 1,47 milhões de euros”, afirmou a retalhista em comunicado.
De acordo com os dados, a cadeia espanhola contribui com nove euros para a economia portuguesa, por casa euro de receitas geradas nas suas lojas, incluindo salários, rendas e lucros. “Da mesma forma, por cada posto de trabalho criado, são criados 5,3 empregos no país. Em termos de impacto fiscal, cada euro efetivamente suportado pela Mercadona traduz-se em 14,5 euros de receita fiscal para os diferentes níveis das administrações públicas portuguesas”, destaca o relatório, evidenciando a importância da empresa como impulsionadora de crescimento económico nacional.