MERCADONA NA LUTA PELA IGUALDADE DE GÉNERO E CONTRA A VIOLÊNCIA

A Mercadona é uma das empresas fundadoras do “Pacto Contra a Violência”, assinado recentemente com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG). O convite, dirigido pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, é fruto da colaboração que a Mercadona tem vindo a desenvolver com este organismo, contribuindo para a sensibilização dos seus clientes e trabalhadores para a problemática da violência, bem como para o apoio a vítimas de violência integradas na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica.

“O modelo empresarial da Mercadona baseia-se na igualdade de oportunidades, fomentando a equidade e respeito mútuo entre os trabalhadores e trabalhadoras. Materializamos isto através de medidas internas – em Espanha já altamente desenvolvidas e em Portugal em fase de arranque. Prova disso é a assinatura deste Pacto Contra a Violência, que sela o nosso compromisso contra esta problemática, que é responsabilidade de todos e na qual as empresas devem ter voz ativa, sensibilizando os seus colaboradores, assegurando espaços de trabalho seguros e apoiando as vítimas”, disse Elena Ribelles, Diretora de Igualdade da Mercadona.

Com o objetivo de proteger os seus colaboradores vítimas de violência de género, a Mercadona tem em prática, desde 2014, um protocolo de atuação que consiste em apoiar estas vítimas de forma imediata com assistência, assessoria legal e psicológica. Por outro lado, a Mercadona doa regularmente bens essenciais a diversas entidades, tendo já apoiado várias instituições sociais que acolhem vítimas de violência nos distritos onde está presente.

A Mercadona defende o princípio da igualdade de tratamento e de oportunidades em todos os âmbitos, e isso pode ser comprovado pelos seus próprios dados: 62% da equipa são mulheres; das 849 pessoas promovidas em 2019, 40% foram mulheres; a empresa tem 1.877 mulheres em cargos de direção (47% do total); há 57 nacionalidades diferentes e 635 colaboradores com vários níveis de incapacidade a trabalhar na empresa.

A igualdade de género é um elemento importante para a Mercadona, que conta ainda com uma política salarial transparente e igualitária, baseada no princípio de “para a mesma responsabilidade, o mesmo salário”.