Integrada na sua política de ação social sustentável, a Mercadona aderiu à rede GRACE, uma associação de Empresas Responsáveis que tem como objetivo de sensibilizar o tecido empresarial para a importância da cidadania e responsabilidade social nas empresas.
A Mercadona tornou-se membro da associação empresarial GRACE, uma entidade de utilidade pública, sem fins lucrativos, que atua nas áreas da Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Com mais de 180 empresas associadas, das mais variadas dimensões e setores de atividade, o GRACE – Empresas Responsáveis apoia entidades comprometidas com o desenvolvimento sustentável das comunidades e organizações.
Para a Mercadona, esta adesão, em linha com as suas políticas de responsabilidade social, é uma oportunidade para continuar a desenvolver temas na área da sustentabilidade, como a luta contra o desperdício alimentar e o compromisso com a redução do plástico. Esta adesão representa também a possibilidade de manter um diálogo corporativo e amigável com outras empresas com preocupações semelhantes.
O GRACE foi fundado em fevereiro de 2000, por um conjunto de 7 multinacionais e outras entidades, com o objetivo de sensibilizar o tecido empresarial português para a importância da cidadania e responsabilidade social nas empresas. A associação assume-se como uma plataforma de partilha e de apoio às empresas na estruturação das suas políticas de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade e é, paralelamente, um elemento influenciador das políticas públicas e tendências nacionais e internacionais.
O GRACE integra também a rede europeia do CSR Europe, líder em sustentabilidade e responsabilidade corporativa, apoiando setores da indústria e empresas a nível global, na transformação e procura de soluções práticas para o crescimento sustentável.
Margarida Couto, presidente do GRACE em representação da Vieira de Almeida & Associados, refere que “nos conturbados e desafiantes tempos que vivemos, as empresas devem reforçar o seu papel enquanto atores comprometidos e envolvidos no desenvolvimento sustentável”, dando como exemplo a adesão da Mercadona. “A adesão da Mercadona ao GRACE é prova clara dessa missão de cidadania ativa de responsabilidade, especialmente relevante por se tratar de uma empresa que opera num setor que tem estado na linha da frente durante a crise pandémica que vivemos. Com esta nova parceria, é também missão do GRACE contribuir e apoiar este novo Associado nesse desígnio”, acrescentou.
Já Ana Mendia, diretora de Responsabilidade Social da Mercadona Portugal, explica que a adesão ao GRACE “é uma oportunidade única de conhecer mais e melhor as boas práticas realizadas na área da responsabilidade social”. “É também um veículo de comunicação das ações que temos vindo a implementar, nomeadamente na defesa dos valores fundamentais em matéria de Direitos Humanos, Normas Laborais e Meio Ambiente, bem como na luta contra o desperdício alimentar e na doação de bens de primeira necessidade a pessoas carenciadas. O GRACE é, sem dúvida, um espaço onde podemos discutir saudavelmente com outras empresas um conjunto de soluções práticas para o crescimento sustentável”, afirma.