“NÓS ESTAMOS AQUI PARA AJUDAR OS ATLETAS NA SUA FORMAÇÃO”

O jantar celebrativo do 90º aniversário do Clube Futebol de Serzedo decorreu no passado dia 20 de abril, na Quinta da Devesa, em Perosinho. José Guilherme Aguiar, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Gaia, Vítor Baltazar Dias, diretor da delegação regional do Norte do IDPJ, Adelino Gomes, vice-presidente da Associação de Futebol do Porto, Ana Silvina Almeida, membro do executivo da União de Freguesias de Serzedo e Perosinho, e José Neto, professor universitário, juntaram-se às mais de cem pessoas presentes neste evento, que enalteceu o desporto e a importância desta instituição gaiense.

 

A Quinta da Devesa, em Perosinho, foi palco da Gala do 90º aniversário do Clube Futebol de Serzedo, que decorreu no passado dia 20 de abril e contou com a presença de mais de cem pessoas, entre as quais, dirigentes, sócios, José Guilherme Aguiar, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Gaia, Vítor Baltazar Dias, diretor da delegação regional do Norte do IDPJ, Adelino Gomes, vice-presidente da Associação de Futebol do Porto, Ana Silvina Almeida, membro do executivo da União de Freguesias de Serzedo e Perosinho, e José Neto, professor universitário.

Depois do banquete, o momento das intervenções foi inaugurado por José Guilherme Aguiar, que fez questão de salientar que os jovens presentes reforçam “a melhor imagem que o clube pode desejar, ao completar 90 anos, o que significa que está a trabalhar para o futuro”.

Assegurando que a Câmara Municipal de Gaia tem conhecimento das lutas e conquistas desta instituição, o vereador do Desporto enfatizou que “o Clube Futebol de Serzedo tem tido as suas oportunidades e nós temos consciência de que é nosso parceiro, trabalha bem e com critério e conseguiu a sua certificação, primeiro do que todos os outros, pelo seu mérito, trabalho e capacidade”, garantindo que “faz-nos confiar de que, em Serzedo, se trabalha bem o desporto e, designadamente, o futebol. Todos juntos vocês são imbatíveis”.

Presente nesta celebração, o professor universitário José Neto, também fez questão de evidenciar que esta coletividade “é uma célula viva, feita por gente que ama o desporto”. “O Serzedo é um clube que está organizado com base na alegria, porque há aqui gente que vive com felicidade e, às vezes, dificuldades”, asseverou o docente, reiterando que “só os valentes têm a oportunidade de conquistar o futuro e, para mim, a instituição é feita de gente valente”.

Por outro lado, Adelino Gomes, vice-presidente da Associação de Futebol do Porto (AFP), aproveitou a ocasião para parabenizar a coletividade pela celebração dos seus 90 anos, mas, também, “pelo emblemático trabalho que tem desenvolvido na programação e formação e no desenvolvimento da sua certificação. Para a AFP, é um privilégio fazer parte desta comemoração”.

Já Vítor Baltazar Dias, diretor da delegação regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), afirmou que “este clube tem uma história de 90 anos, o que é muito significativo”, recordando a importância de ser sido declarado entidade de utilidade pública e que “foi o primeiro clube de Vila Nova de Gaia a obter a bandeira da ética e isso é mérito vosso, não é nosso. Estou certo de que o melhor ainda está para vir”.

Afiançando que o mais importante é o trabalho de formação realizado em torno de mais de 200 atletas, que se divertem, todos os dias, a praticar desporto, o diretor da delegação regional do Norte do IPDJ salientou que “o futebol deve ser visto como um instrumento de formação e qualificação de pessoas, porque o desporto encerra, em si, os valores mais nobres da vida (…) e, aqui, no Clube Futebol de Serzedo, sente-se isso, que estamos a formar atletas, mas, sobretudo, cidadãos”.

Também Ana Silvina Almeida, membro do executivo da União de Freguesias de Serzedo e Perosinho, tomou a palavra, destacando que “estes 90 anos representam muita juventude e que ainda tem muito para dar”. “Nós estamos presentes e vamos manter estes canais de comunicação abertos, trabalhando em conjunto para engrandecer o clube, porque ao dignificarmos esta instituição estamos, também, a elevar a União de Freguesias de Serzedo e Perosinho”, ressaltou a autarca.

Por fim, foi José Manuel Couto, presidente da Direção do Clube Futebol de Serzedo, quem encerrou os discursos, enaltecendo que “celebrar 90 anos também é ter memória, nomeadamente de quem nos ajuda” e que “é, para mim, uma honra presidir esta instituição”.

Frisando que esta é sempre uma ocasião especial por se tratar de uma instituição que serviu muita gente, o dirigente associativo revelou que é com o propósito de defender a causa pública que tem, desde 2018, desempenhado as suas funções. “Com base no voluntarismo, muitas pessoas foram dando o seu melhor, para que o clube fosse aquilo que é hoje, obviamente cometendo erros, tendo sempre a premissa presente de que estamos aqui para ajudar os atletas na sua formação, porque, no final do dia, o que importa é que eles se sintam felizes, assim como para contribuir para o desenvolvimento do Serzedo, pelo que todos são imprescindíveis para o funcionamento deste clube, que tem de estar alicerçado num espírito de colaboração”, sublinhou José Manuel Couto.