“O FUTURO DO PLANETA NÃO É RECICLÁVEL”

A EGF (Environment Global Facilities) e os seus onze concessionários lançaram, no dia 7 de outubro, a maior campanha de sensibilização ambiental do país, que custou mais de um milhão de euros, oriundos de fundos europeus. “O Futuro do Planeta não é Reciclável” apela à prevenção, reutilização e reciclagem de resíduos urbanos e conta com o nome de várias personalidades e até programas de televisão para espalhar a mensagem.

 

 

 

A EGF (Environment Global Facilities) é uma empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal. A gestão dos sistemas de tratamento e valorização de resíduos é feita através de onze concessionários (Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valorlis, Valorminho, Valnor, Valorsu) que trabalham em parceria com os municípios servidos e ,anualmente, processam cerca de três milhões de toneladas de resíduos urbanos.

No dia 7 de outubro, a EGF e as suas concessionárias lançaram uma enorme campanha de sensibilização ambiental desenvolvida com fundos europeus, num valor de mais de um milhão de euros. A campanha tem o nome “O Futuro do Planeta não é Reciclável” e apela à prevenção, reutilização e reciclagem de resíduos urbanos. Uma das estratégias utilizadas no movimento ambiental é um vídeo realizado por Rúben Alves, autor do filme “A Gaiola Dourada”. No vídeo pode ver-se o percurso dos resíduos depois de separados nos ecopontos e é feito com pessoas reais, trabalhadores deste setor específico de atividade. Além disso, o vídeo contém ainda comparações com o que pode ser reciclado e o que não pode ser, em analogias como plástico/mar, papel/natureza e vidro/planeta que deixamos ao nossos filhos, numa tentativa de provocar consciências e levar à mudança de comportamentos.“Esta é uma campanha muito importante para o grupo EGF. Contámos com o envolvimento de todas as concessionárias, colaboradores e parceiros, para criarmos, em conjunto, um movimento ambiental coletivo que vai fazer a diferença”, constatou Emídio Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração da EGF.

Para ajudar a chegar a mensagem a toda a população, a campanha conta com o apoio de alguns nomes conhecidos dos portugueses, e nas mais diversas áreas. A atriz Ana Varela, o humorista António Raminhos, o cantor Toy e o artista urbano Xico Gaivota vão ajudar a dar voz a este movimento, através de várias ações nas redes sociais, e ainda na criação de uma instalação para celebrar a movimento ambiental. A campanha publicitária estará também presente em diversos suportes nacionais e regionais, desde a imprensa, à televisão, rádio e em outdoors, sendo que se destaca acções integradas nos programas “The Voice Portugal, da SIC, “Big Brother”, da TVI, e nas Manhãs da Rádio Comercial. Acresce a todos estes esforços, eventos promovidos regionalmente e acções de educação ambiental, como o Programa Ecovalor e o Recycle Bingo.

Esta campanha está integrada na candidatura Comunicação Ambiental Estratégica, apresentada pelas concessionárias da EGF e aprovada pelo POSEUR para o período 2016-2020, com um cofinanciamento de 85%. Para a sua concretização foi realizado um concurso público com publicidade internacional, tendo sido concretizada a adjudicação pelo valor de 1.061.732€.

Além da sua vertente ambiental, o movimento destaca-se pela atenção especial que deu a assuntos como a inclusão e a diversidade, visíveis em pormenores como a legendagem dos vídeos, a implementação de regras na ordenação dos contentores (azul, verde e amarelo) para invisuais e a criação de uma tatuagem com a aplicação dos símbolos ColorADD.