O workshop de representação para cinema foi ministrado pela atriz Ana Lopes e contou com a participação de cerca de 30 pessoas. A formação realizou-se no Teatro Ribeiragrandense e foi apoiada da Câmara Municipal da Ribeira Grande.
Ao longo do curso, os formandos aprenderam várias técnicas, colocaram-nas em prática em cenas gravadas para o grande ecrã e tiveram ainda a oportunidade de ver como se desenrola uma produção cinematográfica, o que elevou os seus conhecimentos.
A formadora desenvolveu um projeto coletivo, no âmbito do workshop, juntamente com dois câmaras e os próprios alunos, que foi gravado em menos de dois dias, em vários locais da Ribeira Grande. O resultado deste exercício foi o vídeo intitulado “Oceano Platónico”, que foi apresentado numa sessão, que contou ainda com a exibição de cenas trabalhadas nas aulas e com a entrega dos certificados de participação.
Ana Lopes ambiciona produzir filmes nos Açores e abrir portas para mais oportunidades de formação artística no arquipélago.