Ana Sofia Botelho Macedo recebeu o Diploma de Mérito Académico 2021, atribuído pela Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, em parceria com a Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores. Cerimónia aconteceu no dia 10 de dezembro, em Ponta Delgada, e além do diploma, a vencedora recebeu ainda um apoio pecuniário para realização de formação na área da enfermagem e a possibilidade de fazer a publicação de um artigo em revista.

 

 

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, em parceria com a Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores, atribuiu, no dia 10 de dezembro, o Diploma de Mérito Académico 2021 a Ana Sofia Botelho Macedo. A cerimónia de entrega do diploma teve lugar na Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros, em Ponta Delgada, e contou com a presença do enfermeiro Dário Rocha, em representação da Secretaria Regional da Saúde e Desporto, da vice-reitora para a Área Académica da Universidade dos Açores, Dra Ana Teresa Alves, bem como da presidente da Escola Superior de Saúde, a enfermeira Carmen Andrade.

“Um dia muito importante para a formação da Enfermagem nos Açores”, disse, no seu discurso, o presidente do Conselho Diretivo Regional da Ordem dos Enfermeiros, o enfermeiro Pedro Soares, e explicou que se quis “por um lado, parabenizar a agora enfermeira Ana Sofia Botelho Macedo pela brilhante viagem académica e, por outro, homenagear aqueles que contribuíram para essa mesma viagem, em especial os docentes da Escola Superior de Saúde que, apesar de todas as adversidades que vêm passando nos últimos tempos, dão ano após ano o seu melhor para a formação dos nossos enfermeiros”.

Pedro Soares concluiu a sua intervenção com a seguinte mensagem: “o futuro da nossa enfermagem passa também por uma aposta clara nas bases, na nossa origem: a formação”. O presidente do Conselho Diretivo Regional deixou, também, uma mensagem de responsabilização aos convidados, afirmando que “cabe a cada um de nós permitir que a evolução da nossa profissão se faça de forma inclusiva, intergeracional e intersectorial, valorizando as competências e os saberes de todos”, apelando a que, todos juntos, possamos mudar o mundo.

Para além da entrega do diploma alusivo ao mérito escolar, Ana Sofia Botelho Macedo recebeu um apoio pecuniário para realização de formação na área da enfermagem, bem como a possibilidade de publicação de um artigo em revista.