PARQUE DAS AZENHAS É CONSIDERADO UM ESPAÇO DE ELEIÇÃO PARA LAZER E TREINO DESPORTIVO

As obras de requalificação das margens do rio Ave fizeram surgir, na sua margem esquerda, aquele que, segundo a Câmara Municipal da Trofa, se transformou num dos parques mais visitados da zona norte. O Parque das Azenhas, situado no município trofense, foi criado com o objetivo de preservar o património natural e edificado que marca o local, objetivo que não tem passado despercebido aos olhos de quem o visita, considerando que a crescente frequência do espaço tornou-se notória desde a sua abertura ao público, em 2017, e tem-se acentuado nos últimos anos.

O Parque das Azenhas dispõe de um percurso linear com, aproximadamente, cinco quilómetros, que os visitantes podem utilizar para conhecer a região e possui um trilho interpretativo e informativo, que acompanha a margem do rio Ave. Aqui, a contemplação faz-se pelas várias azenhas, açudes, pontões, esteios e ramadas, que estão presentes ao longo de todo o percurso, que pode ser realizado a pé ou de bicicleta, sendo que os seus visitantes podem alugar este meio de transporte no local e brevemente este espaço também estará dotado de Trofinetes, isto é, de trotinetes para utilização partilhada.

Para além deste circuito, o Parque das Azenhas também liga vários pontos da cidade e possui ainda instalações sanitárias e um centro de apoio à visitação, que abre sob marcação, com o objetivo de dar a conhecer a flora e a fauna existente.

De acordo com a Câmara Municipal da Trofa, este espaço é “tido como de eleição não só para amantes da prática de atividade física, como também por atletas profissionais, que aqui preparam as suas provas. É o caso da atleta olímpica e Campeã Europeia Sara Moreira, e ainda dos irmãos Davide e Joaquim Figueiredo, que, não sendo atletas olímpicos, são atletas medalhados em provas mundiais e europeias de atletismo veterano. A escolha prende-se também devido à localização do parque na zona norte do concelho, aos bons acessos do mesmo, aos parques de estacionamento existentes junto a várias entradas do Parque das Azenhas e ao percurso sem desníveis, o que facilita atividades como marcha e corrida”.