Dentro do espírito natalício de família e união, voltou-se a realizar mais um tradicional Almoço de Natal, o último deste executivo de freguesia. Com muita emoção, e animação, os seniores da freguesia passaram uma tarde diferente que alegrou os corações de todos.
Como já vem sendo tradição, a Junta de Freguesia de Santa Marinha e São Pedro da Afurada promoveu, um ano mais, o habitual Almoço de Natal com os seniores das duas freguesias. Este ano, o encontro decorreu no Pavilhão Municipal de Coimbrões, no passado dia 14 de dezembro, e contou com muita animação protagonizada pelas coletividades locais.
O almoço começou com a atuação do Grupo folclórico Tradições do Baixo Douro de Santa Marinha que desejou Boas Festas a todos os presentes, seguido do Rancho Folclórico da Afurada. Também o Pai Natal fez questão de marcar presença neste almoço, tendo trocado a rena por uma mota para a sua chegada em grande, com a sua guarda de honra pela Associação Motards Douro, que deixaram também uma lembrança para o presidente Paulo Lopes.
Todo o executivo da Junta de Freguesia de Santa Marinha e São Pedro da Afurada fez questão de marcar presença e foi homenageado por Paulo Lopes, presidente da Junta de Freguesia que, bastante emotivo, não deixou de lembrar a importância de todos, bem como da comunidade local, para o êxito destes últimos 12 anos.
“A lei não me permite que seja de novo candidato. Não estarei cá no próximo almoço, mas calma que ainda nos vamos encontrar no próximo ano, no passeio sénior, ainda me têm de me aturar 9 meses. Para o ano não estarei cá como presidente, mas posso estar como convidado ou com outra missão, mas creiam que este foi dos momentos mais gratificantes”, afirmou Paulo Lopes.
Visivelmente emocionado, Paulo Lopes não escondeu a importância deste dia, que, segundo o próprio, “é um dos dias mais marcantes ao longo deste anos”. “Uma vez mais estamos aqui reunidos naquela que é a festa da família da união de freguesias. Creiam que é para mim um prazer e uma honra poder conviver neste espaço cedido pelo SC Coimbrões com aquela que está a ser a minha família enquanto autarca neste período de 12 anos. Se tudo isto é possível, é um facto que temos muitos amigos, como se comprova hoje”, referiu o presidente agradecendo, principalmente, ao município de Gaia que “tem acompanhado esta caminhada desde outubro de 2013, e que nunca nos faltou, sempre nos apoiou”.
“Este é um momento marcante e sou um autarca feliz, porque conseguimos com esta realização, de forma simples, tornar numa tarde de animação, alegria e amor para a população. Fizemos sempre, no decurso deste mandato, este almoço para os seniores e simboliza a magia do Natal, a partilha, a solidariedade, mas também alegria. Mas também simboliza o valor da amizade e da família, e por isso, a Junta de Freguesia procurou mais uma vez mais juntar a família de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, e também os nossos parceiros, o padre Almiro Mendes da paróquia da Afurada, Manuel Acácio da paróquia de Coimbrões e o referendo padre Sérgio Alves, da Igreja Lusitana. Hoje é a minha última presença enquanto presidente nesta grande realização, mas isso não significa que esta missão tenha terminado. Acho que até ganhará outro alcance e outra envergadura. Acredito no futuro da nossa União de Freguesias, e haverá desagregação, haverá de novo a freguesia de Santa Marinha e de São Pedro da Afurada, a quem desejo grandes realizações”, rematou.
Também Marina Mendes, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, marcou presença neste almoço, em representação do presidente do município, mostrando-se feliz pela emoção na sala. “Naturalmente que agradeço ao presidente e ao executivo e Assembleia de Freguesia por este convite. É realmente muito bom poder estar cá mais uma vez, neste que é um ano que fecha este ciclo autárquico e perceber que esta sala continua com esta magia e energia que é tao característica nesta altura do Natal. O Natal é família e é isso que têm conseguido proporcionar com este almoço. É um enorme orgulho fazer parte desta governação autárquica, com o nosso executivo municipal, com todas as Juntas de Freguesia e seus executivos, com todas as entidades que nos ajudam diariamente a fazer de Gaia um município melhor. É gratificante assistir a uma sala repleta desta energia”, reforçou.