A Lares Online, plataforma de referência no apoio às famílias na procura de um lar adequado para os idosos, divulgou o mais recente barómetro de evolução dos preços dos lares nacionais para 2025, revelando um aumento generalizado das mensalidades, em todas as tipologias.
Segundo a análise da Lares Online, os preços médios subiram exponencialmente, sendo que o valor médio de inscrição/joia é, agora, de 1.503 euros e a mensalidade média nacional cobrada pelos lares é de 1.683 euros, um aumento de 18,1 por cento face ao ano anterior e um aumento de 48 por cento, nos últimos sete anos. Esta evolução reflete, segundo a Lares Online, “a pressão inflacionária, o aumento dos custos operacionais e a falta de políticas públicas de apoio ao setor, com impactos diretos nas famílias portuguesas que procuram soluções para o acolhimento de idosos”.
As mensalidades mais elevadas em lares de idosos foram registadas nos distritos de Viseu, Porto e Lisboa, refletindo a relação entre oferta e procura. Em Viseu, a boa capacidade de resposta e a qualidade das infraestruturas justificam o valor médio de 2.103 euros. No Porto, onde a procura é muito superior à oferta, a média atinge 2.052 euros, devido à escassez de vagas em relação ao elevado número de idosos. Lisboa, com uma oferta também insuficiente face à elevada procura, apresenta mensalidades médias de 1.969 euros.
“Os lares de idosos que oferecem atividades a tempo inteiro, conduzidas por animadores socioculturais, desempenham um papel crucial na qualidade de vida dos residentes, promovendo o bem-estar físico e mental. A presença contínua destes profissionais incentiva a socialização e mantém os idosos integrados num ambiente dinâmico e interativo. Em 2025, os preços para lares que garantem este serviço a tempo inteiro começam nos 1.800 euros, representando um aumento de 4,5 por cento, face ao ano anterior, quando a mensalidade mínima era de 1.721 euros. Algumas instituições ainda oferecem atividades aos fins de semana, proporcionando uma experiência mais completa e enriquecedora para os residentes. Por outro lado, os lares que disponibilizam serviços de enfermagem permanente são fundamentais para idosos com maior grau de dependência ou com condições médicas que exigem acompanhamento contínuo. Na Rede Lares Online, verifica-se um aumento da oferta desse serviço, trazendo mais segurança para as famílias que necessitam dessa assistência especializada. Em 2025, o custo mínimo para lares com enfermagem 24 horas é de 2.160 euros, valor que reflete um aumento de cerca de 10 por cento em relação ao ano anterior, que se situava em 1.964 euros”, revelou a análise.
“O aumento significativo da qualidade da oferta nos lares em Portugal é notório, devido a uma melhoria generalizada das suas infraestruturas, bem como dos serviços disponibilizados neste tipo de equipamentos. Este esforço de capacitação da sua resposta, garantindo um nível de cuidado cada vez mais alinhado com as exigências das famílias as necessidades atuais e da população idosa, associado a um aumento considerável dos preços acaba por se refletir no aumento do custo mensal de estadia num lar”, afirmou Marina Lopes, CEO e fundadora da Lares Online.
Face a este cenário, a Lares Online apelou à “criação de políticas públicas eficazes para apoiar o setor dos lares, garantindo que as famílias tenham opções acessíveis e que os lares consigam manter padrões de qualidade sem sobrecarregar os utentes. A plataforma continuará a sua missão de informar, orientar e apoiar as famílias na procura das melhores soluções para os seus entes queridos, promovendo transparência e acessibilidade no setor”.