A Junta de Freguesia da Lomba de São Pedro celebrou os 40 anos da freguesia a 15 de setembro, numa cerimónia em que se homenageou os antigos presidentes daquele lugar.
Na sessão solene comemorativa do 40.º aniversário da freguesia da Lomba de São Pedro foram homenageados os antigos presidentes da Junta de Freguesia, tendo estes merecido elogios a Alexandre Gaudêncio, que os apelidou de “verdadeiros bombeiros da democracia porque são os primeiros a quem as pessoas recorrem”.
De acordo com o autarca, “estes momentos são importantes porque denotam sensibilidade por parte dos atuais autarcas em perpetuarem a história da freguesia”, interpretando estes um “papel de proximidade que cada um desempenha na sua freguesia”.
Presidida por Dário Bernardo, a homenagem prestada pela Junta de Freguesia da Lomba de São Pedro é, segundo Alexandre Gaudêncio, “um sinal de reconhecimento e de valorização pelo trabalho desenvolvido e um sinal de que as novas gerações não esqueceram o trabalho que os presidentes anteriores desenvolveram”.
Ainda no que concerne à freguesia a nascente do concelho, o edil elogiou a “visão que a Junta de Freguesia teve na projeção da localidade através do trilho Moinho do Félix que, ao abrigo de um protocolo com a autarquia, permitiu explorar uma especificidade muito própria, atraindo à localidade milhares de pessoas”.
Na ocasião, Alexandre Gaudêncio não poupou elogios aos colegas autarcas, tendo reconhecido o “orgulho que a autarquia tem no papel que os presidentes de junta de freguesia desempenham”. Alexandre Gaudêncio vincou que “independentemente das cores partidárias, os autarcas são verdadeiros militantes das suas gentes e, assim que tomam posse, olham para todos por igual, procurando contribuir para o bem-estar de todos”.
“E é dessa forma que a edilidade olha para as juntas de freguesia”, acrescentou, consubstanciado no “aumento em cerca de 60% do valor das transferências paras as juntas de freguesia, neste ano, de forma transversal e sem olhar a cores partidárias”, evidenciando que “este aumento também é para fazer face aos novos tempos devido à COVID-19”.