O candidato do PS à Câmara Municipal da Ribeira Grande, Fernando Sousa considerou que o problema da contaminação da praia do Monte Verde deve-se ao desinvestimento no saneamento na cidade.
“A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) Compacta já estava para ser instalada em 2014 e passados quatro anos nada foi feito”, afirmou o candidato.
Além disso, continuou “a infraestrutura é para tratamento das águas residuais que atualmente são recolhidas nas fossas séticas e nunca para tratar as águas contaminadas da ribeira e da levada da Condessa que só poderão ser resolvidas quando a câmara investir no saneamento básico na cidade”.
Tendo em conta as justificações apresentadas pela autarquia sobre “este problema ambiental e de saúde pública”, o candidato socialista declarou que “é notório o desconhecimento da atual câmara sobre a matéria”, classificando de “caricata” a justificação dada e de “cómica” a solução indicada pelo atual presidente, ao dizer-se que um equipamento que serve para tratar águas residuais canalizadas vai tratar a água das ribeiras.
“É com factos que a Ribeira Grande vai assistindo à verdadeira realidade”, disse o candidato do PS realçando que “durante quatro anos a câmara esteve apenas preocupada com festejos e a ‘dar nas vistas’, não zelando pela qualidade de vida das pessoas e muito menos pela criação de condições para que a Ribeira Grande possa receber visitantes e provas náuticas como é o surf, não esquecendo que a zona balnear das Poças é contígua à praia do Monte Verde”.
PSD/Ribeira Grande responde a Fernando Sousa
Em comunicado, o PSD da Ribeira Grande respondeu às declarações de Fernando Sousa sobre o saneamento, relembrando que o candidato do PS foi vereador com o pelouro das águas, saneamento e equipamentos municipais, no segundo mandato de Ricardo Silva (2009-2013), e “nada fez para que o problema que agora traz a público fosse resolvido.”
O PSD frisa que “foi no atual mandato autárquico, liderado por Alexandre Gaudêncio, que a Câmara Municipal iniciou a obra da Frente Mar, através da construção de uma ponte na foz da ribeira, e que inclui uma estação de tratamento de águas.”
Um dos tópicos abordados no comunicado foi as obras de saneamento em algumas ruas da cidade, como por exemplo, a Rua dos Apóstolos na freguesia da Conceição, a Rua do Botelho, Jácome Correia, Madre Margarida do Apocalipse, Santa Luzia, Estevão Alves e Cónego Cristiano Jesus, todas na freguesia da Matriz. Ao todo foram investidos cerca de 5 milhões euros nos últimos quatro anos.
Por último, o PSD recorda outro dos investimentos “o projeto de ligação das águas residuais da cidade para a ETAR que está instalada em Rabo de Peixe, e que irá permitir limpar toda a zona da cidade contribuindo assim para novos investimentos privados turísticos já conhecidos.”