QUINTA DO FOJO REGRESSOU À NORMALIDADE COM UM PRO-AM

Embora se fique sempre com o receio que tudo possa voltar à estaca “zero”, dada a fragilidade da forma como assunto tem sido abordado, o Golfe da Quinta do Fojo, em Canidelo (VN Gaia), acaba de retornar à competição e fê-lo com a disputa de um Pro-Am, um torneio com formações de quatro elementos, um dos quais (o mais credenciado) assume o estatuto de Profissional. Estas iniciativas têm também a função de mobilizar o máximo de concorrentes que o campo possa comportar. Por isso, tratou-se de uma iniciativa que já se tornou um hábito nos torneios de profissionais, por proporcionar aos jogadores amadores a concretização de um sonho, que é jogar ao lado de Profissionais e aprender o segredo de certos lances com maior exigência técnica na execução.

Ex-campeão Paulo Castelo triunfou com quatro acima

Relativamente à competição propriamente dita, a vitória mais significativa pertenceu ao antigo campeão do clube, Paulo Castelo, que cumpriu o percurso com o “score” de 64 pancadas para um par de 60, mas o vencedor conseguindo mesmo reduzir uma pancada ao seu nível de jogo, visto ter actualmente uma bonificação de quatro pancadas, embora nesta modalidade o “handicap” seja visto apenas como factor de referência, porque em nada interfere no apuramento classificativo por que se rege a alta competição. Na sua performance individual, Castelo cumpriu o percurso com 14 pares e quatro “bogeys”, enquanto Carlos Pinto Dias, que já foi vice-campeão do clube, alcançou isolado a segunda posição, gastando mais duas pancadas (66), com uma performance de 12 pares e seis “bogeys”, exibindo-se precisamente no patamar do seu nível jogo. Quanto aos 3º e 4º classificados – Luís Mesquita Guimarães Jr e Francisco Serrano, por sinal dois jogadores de bonificação “8”, tiveram ambos uma performance dentro dos seus atributos técnicos, completando o percurso com 68 pancadas cada (+ 8), à frente de dupla Vitor Mota e Nelson Conceição, que fecharam o “top-six” com a marca de nove acima, isto é, (+9), que é a expressão do seu nível de jogo em torneios bonificados.

Falando da modalidade bonificada “stableford-net”, o vencedor foi Nelson Conceição que alinhou à partida com 12 de “handicap” e alcançou nos 18 buracos a marca dos 39 pontos, mais dois que o trio formado por Hélder Lopes, Carlos Pinto Dias e Paulo Castelo, que somaram 37. Quanto aos restantes posicionados até ao “top-ten”, figuram na tabela Mesquita Guimarães Jr. Francisco Barroco e Francisco Serrano, todos com 36; Francisco Machado, com 35, Vitor Mota com 34 e Diogo Lopes, com 33. No plano feminino, Maria Miguel Pinho foi a melhor classificada, com 31 pontos, seguida da actual campeã do clube, Isabel Barbosa (30), Eugénia Magalhães (25) e Paula Marques (20). Ainda assim, a participação do elemento feminino nas competições não deixa de constituir um bom incentivo no seio de uma instituição que ostenta no seu palmarés um título de Campeão Nacional.