A Câmara da Ribeira Grande tem vindo a proceder à limpeza das ribeiras nas freguesias do concelho, uma medida “indispensável para garantir e reforçar a segurança das pessoas numa altura em que o risco de inundações aumenta com a chegada do inverno”, realçou Alexandre Gaudêncio.
A Ribeira Grande tem várias zonas identificadas como zonas de risco e é nessas que a autarquia tem vindo a colocar maior atenção no sentido de “desobstruir o leito das ribeiras de troncos, algum lixo ou outros materiais que podem obstruir o percurso da água das chuvas.”
As intervenções efetuadas nesta altura do ano, um pouco por todo o concelho, respondem ao compromisso assumido pelo atual presidente da autarquia. “Sempre defendemos que deveríamos agir nesta altura do ano no que concerne à limpeza das ribeiras porque é tomando precauções que se contribui para a segurança dos cidadãos”, salientou.
Alexandre Gaudêncio lembrou que “a falta de limpeza das ribeiras constitui um perigo para os munícipes, perigo esse que queremos minimizar com os trabalhos que estão a ser realizados. Agir é prevenir e compete à Câmara acautelar os interesses dos seus munícipes”, acrescentou.
Tendo em conta que a Ribeira Grande é suscetível a inundações em épocas de maior precipitação “esta é a altura ideal para limpeza das ribeiras”, destacou o edil, trabalho que tem permitido colocar mais pessoas a trabalhar e que beneficia todo o concelho.