RÚBEN ADRIANO INICIA NOVO RUMO PARA A FREGUESIA

Depois de vários anos governada pelo PS, a freguesia de Porto Formoso passou agora para as mãos do PSD, presidida por Rúben Adriano, que venceu as eleições autárquicas com maioria absoluta. Prometendo união e um novo rumo para a freguesia, o novo presidente ficou também a saber que conta com o apoio da Câmara Municipal.

 

 

Eleito pelo PSD com 61% dos votos, Rúben Adriano tomou posse, no início do mês de outubro, como presidente da Junta de Freguesia de Porto Formoso. Admitindo que é com “muito orgulho” que assume este compromisso, o autarca apelou à união de toda a equipa para o bem comum da freguesia e dos portoformosenses.

“As últimas eleições autárquicas deram oportunidade ao povo para escolher os seus representantes e há que respeitar e honrar a sua vontade soberana e democrática. Este compromisso foi-me confiado por todos os portoformosenses de forma inequívoca e bastante expressiva. Apresentamos aos portoformosenses a vontade de trabalhar com todos e para todos, passamos a mensagem de união, força e humildade e tudo faremos para honrar o nosso compromisso bem como os interesses do nosso povo e da nossa terra, deixando de parte interesses políticos e partidários. Desejo que a partir de hoje sejamos uma equipa de trabalho, com ideias diferentes, mas sempre com uma só vontade: fazer o melhor pela nossa freguesia e colocar acima de tudo e de todos os interesses a defesa de todos os portoformosenses porque primeiro está a nossa terra. Contarei com cada um deles para fazer crescer a nossa freguesia”, afirmou.

Presente na cerimónia esteve José Luís Pontes, presidente da Assembleia Municipal, que fez questão de aproveitar o momento para agradecer aos eleitores terem mudado o rumo do Porto Formoso. “O Porto Formoso nas últimas eleições alterou o rumo do seu voto e deu a vitória ao PSD para a Junta de Freguesia, para a Assembleia Municipal e para a Câmara Municipal, coisa que já não acontecia há muitos anos. Hoje, cria-se um novo ciclo para o Porto Formoso. O Porto Formoso precisa de uma nova diretiva, de um novo rumo, precisa que as pessoas o ajudem porque sem as pessoas não se faz obra, é preciso que haja comunicação, é preciso que haja um espirito de humildade porque é ouvindo toda a gente e dando importância a todos pois somos todos iguais e devemos dar importância a todos por igual”, referiu o presidente da Assembleia Municipal, acrescentando que há princípios que não se podem colocar de parte.

“Na política não vale tudo. Há princípios que não podemos descorar, há o princípio do respeito pelo outro, da humildade. A política é feita para servir os outros e não para nos servir ou para nos promover, não para nosso interesse egoísta, mas sim em prol de uma população e a população do Porto Formoso soube muito bem escolher e marcar a diferença para os próximos quatro anos”.

Também Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, destacou o novo rumo que o Porto Formoso agora inicia e lembrou que a “Junta de Freguesia deve ser de todos e para todos”. “Há aqui uma nova página que estamos a virar na história da freguesia. Devemos olhar cada vez mais para este órgão da democracia local como sendo algo que também podemos fazer parte, independentemente dos cargos. Julgo que a participação das pessoas cada vez mais é importante para que as nossas terras se desenvolvam, mas isso só se faz com o contributo de todos”.

Alexandre Gaudêncio deixou ainda uma palavra a Emanuel Furtado, agradecendo todo o seu “trabalho, desempenho e disponibilidade que teve durante os últimos oito anos”, e recordando que “depois das eleições não há vencedores nem vencidos”. Já para o futuro, o presidente assegura que a autarquia irá ajudar a Junta e dá alguns projetos como prioritários.

“O primeiro é resolvermos de uma vez por todas o problema das águas residuais do porto de pescas do Porto Formoso. Este é um compromisso que gostaria de assumir perante todos vós, e esta resolução já está em marcha. Outro é um desejo, que o Rúben disse na sua campanha e que já vinha de trás, que tem a ver com a requalificação do antigo campo de jogos do Porto Formoso. A Câmara Municipal sempre se colocou à disposição de todos, nomeadamente da Junta de Freguesia, mas sendo aquele espaço da Junta, a Câmara não poderia entrar ali sem o consentimento da mesma. Esperemos que agora com este novo executivo possamos finalmente resolver este assunto e assumir este compromisso de embelezar aquele espaço com um projeto que seja do agrado da maioria das pessoas e apelar à Junta e à Assembleia de Freguesia que defina aquilo que pretende para a freguesia podendo desde já contar com o apoio da Câmara Municipal”, assegurou.