SANTA MARINHA E SÃO PEDRO DA AFURADA

Anos depois, as duas freguesias estão novamente unidas e mais fortes que nunca

Aquando da reorganização administrativa, as duas freguesias “rivais” voltaram a ser uma só. Hoje, com 6,91 km2 de área de 33.715 habitantes as rivalidades foram colocadas de lado em prol do bem comum.

Santa Marinha sempre foi a freguesia maior e outrora a Afurada era apenas um lugar desta grande freguesia. Contudo, dadas as suas características naturais e diversificadas, gerou-se um movimento que culminou, em 1952, com a elevação da Afurada de lugar a freguesia, adotando como seu padroeiro S. Pedro.

É por isso a mais recente e a mais típica freguesia do concelho de Vila Nova de Gaia, situando-se na margem esquerda do rio Douro, bem próximo da sua foz. O seu nome primitivo era Furada, sendo tipicamente uma zona piscatória que acolhia pescadores de terras como Espinho, Ovar ou Murtosa que diziam que vinham à pesca “à Furada”, dando assim origem ao seu nome atual.

Desde então, a Afurada tem sido uma freguesia em constante crescimento, mantendo a sua vertente piscatória e orgulhando-se disso. A frota continua a modernizar-se e as infraestruturas têm vindo, paulatinamente, a ser também melhoradas. Contudo, ao longo dos últimos 10 anos, tem nascido na parte alta da freguesia uma “nova Afurada”, com urbanizações de qualidade, hotéis e grandes superfícies comerciais, que têm contribuído, ainda mais, para o desenvolvimento da freguesia.

É também conhecida pelas suas festas, principalmente, o S. Pedro da Afurada, que leva multidões até à beira-rio e que continua até aos dias de hoje bastante ligada à religião, fazendo-se mesmo uma grandiosa procissão para proteger os pescadores.

Já Santa Marinha é provavelmente a freguesia de mais antigo povoamento do concelho, estendendo-se desde a ponte ferroviária de D. Maria II até à Afurada. É também a segunda mais populosa de Gaia sendo que foi a partir de Santa Marinha que foram lançadas as ligações com a cidade do Porto, desde a Ponte das Barcas e Ponte Pênsil até às pontes atuais.

Com um rico património, Santa Marinha possui aquele que é considerado o ex-libris da cidade de Gaia, a Igreja e o Mosteiro da Serra do Pilar, Monumento Nacional reconhecido pela UNESCO. Além disso, estão também sediados nesta freguesia monumentos como o Convento Corpus Christi, as capelas do Senhor D’Além e do Bom Jesus, a Casa e Quinta de Campo Belo e a Casa Barbot, entre outros.

Além disso, Santa Marinha tornou-se num dos principais pontos turísticos da cidade de Gaia, com o Cais de Gaia e as caves de Vinho do Porto.