Foi apresentado, no passado dia 2 de março, no Instituto Politécnico de Bragança, o livro “Sempre a Cantar – 30 anos da Tuna Académica da Universidade dos Açores”.
A obra, lançada em dezembro de 2023 em Ponta Delgada, é da autoria de Rui Fagundes Silva e Linda Luz e perpetua o percurso da TAUA, reunindo informação documental e registos sobre a tuna ao longo dos seus 30 anos. Em 240 páginas com cerca de 350 registos fotográficos, são abordados os temas da fundação e dos primeiros anos da TAUA, a organização de espetáculos musicais, as atuações e digressões, as produções e a criação musical, as participações em festivais e a sua organização interna.
Neste livro são ainda apresentados testemunhos de antigos e atuais membros da TAUA, de antigos reitores da Universidade dos Açores, tunas e de algumas personalidades com relevância no percurso da TAUA.
A TAUA foi fundada a 6 de dezembro de 1993 e conta com diversas atuações e digressões em festivais nacionais e internacionais pelas ilhas dos Açores, continente Português, Espanha, França, Bélgica, Holanda e Canadá. Possui dois registos discográficos, editados em 1996 e em 2017, e organiza o festival de tunas mistas “Inventio – Festival Internacional de Tunas”.