A “ponta final” da temporada anterior, da qual a vela ligeira não guarda grandes recordações, começou este ano da melhor maneira para Serafim Gonçalves, o velejador matosinhense que há várias décadas ininterruptas vem representando os poveiros do Clube Naval Povoense. E começou da melhor maneira, ao não enjeitar a menor hipótese para superar os poucos concorrentes que se inscreveram para disputar a Taça do Norte, iniciativa veleira da classe ILCA 7, que esteve a cargo do Clube de Vela da Costa Nova, na costa aveirense. Não foram muitos os que ganharam coragem neste inicio de temporada. Todavia, só o facto de se terem inscrito já significa muito para o prestigio de uma das mais antigas modalidades olímpicas que se praticam em todo o mundo.
A prova em questão, ainda teve poucos concorrentes a comparar com o que é habitual. No entanto, os que se decidiram pela competição fizeram-no com grande determinação e desportivismo, num cenário de vento médio que soprou ao longo da prova. Em termos competitivos, bem pode dizer-se que o mediático velejador do clube poveiro, Serafim Gonçalves, chegou, viu e venceu, impondo-se de forma clara nas seis regatas que haviam sido agendadas. Simplesmente irrepreensível.
A “Abertura da NADO” também não fugiu
Emergindo de uma temporada com falhas quanto baste em termos de competições, ficou-se com a ideia de que Gonçalves viria para competir a sério e o triunfo que obteve na Regata de Abertura da NADO (Ovarense) confirmo isso mesmo. Inicialmente, estava agendada a realização de seis regatas. Porém, o vento fraco que se fez sentir acabou por inviabilizar uma delas e dessas cinco, Serafim Gonçalves ganhou quatro e essa supremacia permitiu-lhe sagrar-se vencedor destacado do certame. Como curiosidade, a prova em questão decorreu num cenário diferente do habitual, devido à obras de dragagem da ria de Aveiro, por sinal uma necessidade que os velejadores da zona vinham reclamando desde há muito.
Classificações:
Taça do Norte: – 1º Serafim Gonçalves (Naval Povoense), 5 pontos; 2º Jorge Ferrer (CVA), 11; 3º Paulo Monteiro (Fluvial Vilacondense), 15.
Abertura da NADO: – 1º Serafim Gonçalves (Naval Povoense), 5 pontos; 2º José da Silva (NADO), 6; 3º Vasco Pereira (CN Coimbra), 6.