Sorrisos de Pedra de Helena Amaral é um projeto da MiratecArts e arrancou há 3 anos, na ilha do Pico. Desde exposições, palestras e workshops à volta deste projeto, também foi criada uma dança contemporânea, um roteiro que enquadra 150 esculturas dando a volta à ilha montanha e uma exposição itinerante que já passou pelas ilhas do Faial e de São Jorge.
Segunda-feira, 26 de Março, a exposição itinerante dos Sorrisos de Pedra de Helena Amaral chegou à ilha Terceira, pela primeira vez. Nesta apresentação especial, não só uma coleção de esculturas de Helena Amaral, mas também uma série de fotografias de Pedro Silva foram recebidas pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís Silva Ribeiro, ficando patente até final de Maio.
Sorrisos de Pedra de Helena Amaral são esculturas de bombas de lava da ilha montanha. Formadas de bagacina e basalto, a artista esculpe com rebarbadora. “É no rosto, no olhar, no sorriso de cada um de nós que as emoções explodem, desenham e gravam as rugas das alegrias e tristezas da vida. Sorrir é comunicar sentimentos íntimos e privados, é partilhar silêncios e olhares que só o rosto pode divulgar. Sorrisos de Pedra pretende oferecer o enorme potencial que é o sorriso nos rostos das crianças, dos adultos e dos mais velhos…” diz a artista Helena Amaral, que estará presente no evento.
A apresentação de abertura aconteceu a 26 de março, às 18h, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís Silva Ribeira e ficou a cargo de Mais Jazz Produções, que também apresentou uma conversa aberta sobre o Ecossistema criativo dos Açores.