A Câmara Municipal da Trofa realizou uma cerimónia simbólica de recolocação de uma placa que representa a memória da Doação da Escola Cerro 1, por Joaquim Franco Ferreira Lopes à comunidade, na Freguesia de Guidões, no dia 14 de julho.
“A Câmara Municipal da Trofa deve honrar a memória do Benemérito Joaquim Franco Ferreira Lopes, que doou a escola e o seu mobiliário, à freguesia, em 1927”, defendeu Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa. A ideia de colocar uma placa de reconhecimento desta doação na escola, remonta a 23 de maio de 1934, data em que foi aprovada em Reunião de Câmara, na ocasião, do Concelho de Santo Tirso. No entanto, com o passar dos anos e com as sucessivas obras de requalificação que a escola sofreu, a “placa alusiva à doação” desapareceu.
A atual escola básica EB1 de Cerro 1 passará a intitular-se EB1/JI Joaquim Franco Ferreira Lopes, integrando o Agrupamento de Escolas Coronado e Castro.
Joaquim Franco Ferreira Lopes é oriundo de uma família com uma ligação à Freguesia de Guidões. A Casa Lopes situa-se em Guidões, no Lugar da Igreja e a família dedicou-se, sobretudo, à agricultura sendo a produção de milho, batata e vinho. Joaquim Franco Ferreira Lopes contribuiu financeiramente para a construção de várias instituições dedicadas ao progresso e bem estar da população no Brasil e na sua terra Natal, das quais se destacam o Hospital Português do Recife em Pernambuco e a escola de ensino primário de Guidões, a qual herdou o nome da família.