O tradicional passeio anual da terceira idade de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, promovido pela Junta de Freguesia, voltou a concretizar-se. Esta iniciativa decorreu no passado dia 25 de setembro e contou com a participação de 900 pessoas, que passearam nas Caxinas, em Vila do Conde, e foram agraciadas com um banquete na Quinta do Palácio Rauliana, em Vila Nova de Famalicão. Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia, o padre António Barbosa e os Bombeiros Voluntários de Coimbrões foram presenças relevantes neste evento, que foi repleto de partilha e emoção.
O passeio anual sénior reuniu 900 pessoas com mais de 65 anos, residentes na União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, com o intuito de lhes proporcionar um dia especial. Os 18 autocarros partiram pelas 8 horas da localidade com destino às Caxinas, em Vila do Conde, onde os seniores tiveram algum tempo livre para explorar o local, apesar da chuva que se fez sentir, e assistir à missa presidida pelo padre António Barbosa, na Igreja dos Navegantes.
Posteriormente, os participantes rumaram até à Quinta do Palácio Rauliana, localizada em Vila Nova de Famalicão, onde os esperava um banquete e uma tarde repleta de confraternização e animação. Após o almoço, os participantes começaram a explorar o local e, enquanto uns aproveitaram o jardim de inverno para confraternizar, outros juntaram-se ao momento dançante, que se prolongou até à hora do lanche.
Durante este evento, que foi dedicado aos mais velhos, Paulo Lopes, presidente da União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, afirmou que “percebe-se, facilmente, que os sábios estão a adorar. É, à escala, o maior evento da responsabilidade da Junta de Freguesia, naturalmente com o seu principal parceiro, que é a Câmara Municipal de Gaia, e daí termos entre nós, em representação do presidente do município, o vereador Elísio Pinto. Consideramos que é um momento único, em que basicamente aquilo que procuramos é que seja um dia que marque as pessoas. Um dia de afetos, de alegria e, naturalmente, também de reencontros, porque percebemos que há pessoas que não se veem durante o ano e encontram-se, de facto, aqui, e de certa forma é verdadeiramente esta a função social, que é aproximar a comunidade de ambas as freguesias, de Santa Marinha e de São Pedro da Afurada, que eu costumo dizer que são as mais duas belas freguesias do concelho de Vila Nova de Gaia”.
Assegurando que a realização do certame só é possível devido ao envolvimento de muitos parceiros, o edil deixou um agradecimento especial “aos guias, àquelas pessoas que estão devidamente identificadas, com muita experiência, mas sobretudo, são pessoas em quem os nossos menos jovens depositam confiança e isso é muito importante, daí já haver essa relação estreita de proximidade e se criar este ambiente único e fantástico. É um momento de regozijo pessoal e institucional”.
Presente na ocasião, Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia, também fez questão de ressaltar que “é sempre uma enorme alegria estar num convívio com cerca de 900 pessoas, a representar o senhor presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, num momento em que estamos a celebrar a vida, a amizade, o convívio, a solidariedade e eu direi mesmo o amor entre pessoas, que muitas vezes só se encontram uma vez por ano. Por isso, é de elementar justiça deixar uma palavra de gratidão à Junta de Freguesia e ao seu executivo e a todas as pessoas que estão envolvidas nesta grande iniciativa, porque é de uma enorme responsabilidade”.