UM RELATO RIGOROSO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Em “História Total da Segunda Guerra Mundial”, Olivier Wieviorka, apresenta todas as frentes de batalha: a Europa, mas também o teatro de operações da Ásia-Pacífico (tantas vezes descurado, sobretudo no que diz respeito à China) o Norte de África e ainda o Médio-Oriente.

A obra interessa-se igualmente pelos diversos atores (canadianos, australianos, indianos), mas cobre outros domínios fundamentais para compreender estas grandes batalhas como: o estratégico, o ideológico, o económico, o logístico, o diplomático, o geopolítico.  Não esquecendo ainda, a história social e memorial, habitualmente tratada como parente pobre.

Fruto de anos de investigação este livro é um relato rigoroso. Uma narrativa viva, poderosa e empolgante que mostra até que ponto este terrível conflito foi realmente mundial e total. Uma obra que se empenha em relatar, compreender e explicar, fazendo sua a exigência avançada por Albert Camus em O Homem Revoltado: «Poderíamos supor que uma época que, em cinquenta anos, desenraíza, escraviza e mata setenta milhões de seres humanos deve somente, e antes de mais nada, ser julgada. Mas é preciso primeiro compreender a sua culpabilidade».

Merecedor de grandes elogios, a obra de Olivier Wieviorka recebeu mesmo o Prémio Livro de História Contemporânea de 2024, atribuído pela associação francesa Lire la Société. Também o jornal Le Figaro Magazine considerou este livro “uma síntese magistral da Segunda Guerra Mundial”.

Historiador, professor na École normale supérieur de Cachan, Olivier Wieviorka é um reputado especialista na Resistência e na Segunda Guerra Mundial, tendo-lhes dedicado inúmeros livros, entre os quais o reputado Histoire du Débarquement en Normandie [História do Desembarque na Normandia] e uma História da Resistência aclamada pela crítica e pelo público, e premiada pela Academia Francesa. Foi igualmente autor, em conjunto com Jean Lopez, de Les Mythes da la Seconde Guerre mondiale (2 volumes) [Os Mitos da Segunda Guerra Mundial]. O seu mais recente livro é: Histoire de la Résistance en Europe occidentale [História da Resistência na Europa Ocidental].