A 11ª edição da Festa da Bifana regressou ao Areinho de Oliveira do Douro, entre os passados dias 7 e 9 de julho. Promovida pela Junta de Freguesia, esta iniciativa contou com a participação de oito coletividades, que deliciaram milhares de pessoas. A animação decorreu ao longo dos três dias e foi protagonizada por grandes nomes da música local e nacional.
O Areinho de Oliveira do Douro voltou a ser palco da Festa da Bifana, uma iniciativa idealizada pela Junta de Freguesia que, entre os passados dias 7 e 9 de julho, voltou a atrair milhares de pessoas, entre as quais os vereadores da Câmara Municipal de Gaia, Dário Silva e Elísio Pinto.
No dia da abertura deste evento, a população teve a oportunidade de assistir ao desfile da Fanfarra da Alameda de São João, que antecedeu a atuação do grupo Alvorada Musical.
O batismo da canoagem em rio inaugurou as festividades programadas para o dia 8 de julho, sucedendo-se o grupo Ritmos Brasileiros Fit Brasil e a Tuna Pitagórica da União Académica de Avintes. À noite, o público uniu-se ao som de Alma Nova e Carla Maria.
Este evento terminou com o desfile da Fanfarra da Alameda de São João, seguindo-se a atuação do Rancho Folclórico do Centro Popular dos Trabalhadores do Areinho, assim como da banda Batida de Côco.
Os momentos culturais, musicais e dançantes animaram, durante três dias, o público e os veraneantes do Areinho, que foram, inevitavelmente, atraídos para esta, que foi a 11ª edição deste evento. Porém, as barraquinhas também foram um dos pontos altos desta iniciativa, uma vez que atraíram milhares de pessoas. “Nós temos um forte movimento associativo em Oliveira do Douro e apoiamos de diversas formas as nossas coletividades, que foram muito importantes no sucesso que este evento teve”, afirmou Filinto Lima, presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, salientando que “estiveram presentes oito instituições que, para além da bifana, serviram inúmeras iguarias. Esta também é uma forma indireta, de nós contribuirmos para que as coletividades tenham um orçamento melhorado. Portanto, há, aqui, uma simbiose perfeita entre o movimento associativo e a Junta de Freguesia, que também apoia neste sentido”.
Assegurando que esta edição foi um sucesso, “a avaliar pelo número de pessoas que compareceram no Areinho de Oliveira do Douro, que é um local de lazer por excelência”, o edil ressaltou que “foram três dias fantásticos. O movimento associativo uniu-se em torno desta festa e, este ano, apostamos na prata da casa, sobretudo no sábado à noite, que é o dia, por excelência, de qualquer festividade. A Carla Maria é uma oliveirense e, como tal, nós demos-lhe a oportunidade de brilhar e ela agradou bastante as pessoas que ocorreram àquele espaço, que é muito bonito”.
Radiante, Filinto Lima sublinhou, ainda, que a Festa da Bifana “uniu as pessoas e promoveu encontros intergeracionais, o que foi muito importante. Para mim, foi um enorme prazer contactar com as pessoas numa iniciativa, que trouxe milhares de visitantes a um local que é muito relevante, com uma praia onde temos um nadador-salvador e um espaço seguro e muito aprazível, com uma paisagem fantástica”.
A pensar na população e nas coletividades, o autarca evidenciou o impacto positivo que esta festa teve na vida dos oliveirenses, assumindo que “a Junta de Freguesia tem a obrigação de contribuir para a felicidade das pessoas, por isso, já estamos a programar a 12ª edição deste evento, que é organizado com muita antecedência. Posso adiantar que terá um cartaz atrativo, com a prata da casa, mas também artistas nacionais e voltará a realizar-se durante três dias, no segundo fim de semana de julho, no mesmo local, que é um paraíso”.