O PS/Açores elegeu por unanimidade e aclamação Vasco Cordeiro como candidato a Presidente dos Açores. A Comissão Regional do PS/Açores sublinhou as capacidades de liderança de Vasco Cordeiro e considerou que a escolha do líder socialista representa a melhor solução para a governação dos Açores.
Vasco Cordeiro é, pela terceira vez consecutiva, candidato a presidente do Governo Regional dos Açores, uma eleição feita “através de voto secreto, por unanimidade e aclamação”, explicou Isabel Almeida Rodrigues, porta-voz do PS/Açores, depois da reunião da Comissão Regional do dia 11 de julho, em Vila Franca do Campo.
De acordo com a mesma, esta escolha “não é feita porque é a melhor solução para o PS, mas sim, e sobretudo, porque é a melhor solução para os Açores, na medida, em que é, em síntese, aquela que melhor corporiza e interpreta a ambição da sociedade açoriana”.
A Comissão Regional do PS/Açores aprovou ainda as listas de candidatos em todos os círculos eleitorais às próximas eleições legislativas regionais. Integram 50% de independentes e renovam-se em 68%, sendo a média de idades das listas 41 anos. Tudo isto, segundo Isabel Almeida Rodrigues, traduz “não só a capacidade de renovação do Partido Socialista, mas também a capacidade de mobilização das açorianas e dos açorianos em torno do projeto do Partido Socialista”.
O círculo eleitoral de São Miguel é encabeçado por Vasco Cordeiro, assim como o de compensação, o de Santa Maria por Bárbara Chaves, o da Terceira por Sérgio Ávila, o da Graciosa por José Ávila, o de São Jorge por Maria Isabel Teixeira, o do Pico por Miguel Costa, o do Faial por Ana Luísa Luís, o das Flores por José Eduardo e o do Corvo por Iasalde Nunes.