Vasco Cordeiro, presidente do Partido Socialista dos Açores, afirmou, no passado dia 4 de outubro, que o objetivo de obter mais votos e mais mandatos do que o segundo partido mais votado nas eleições autárquicas, que se realizaram no passado dia 1 de outubro, foi superado.
“Aquilo que é possível constatar, é que essa meta foi ultrapassada em larga medida com votações expressivas em várias Câmaras Municipais”, revelou Vasco Cordeiro, destacando as votações “particularmente expressivas” que o PS/Açores obteve no caso da Povoação ou da Praia da Vitória.
O presidente do Partido Socialista dos Açores realçou também “o significativo aumento da votação do PS” no concelho das Velas, no qual se encontrou a força política mais votada para a Assembleia Municipal.
Vasco Cordeiro disse que, apesar de o PS não ter tido sucesso na candidatura à Câmara de Ponta Delgada, essa foi a “vitória mais frágil e mais magra do PS ao nível das Câmaras Municipais e isso tem também um significado político”.
O presidente do PS/Açores reconheceu ainda o facto de a candidatura à Câmara Municipal do Nordeste não ter “alcançado o sucesso” e anunciou a reativação da Associação Socialista de Autarcas Açorianos, que foi desativada em 2013, com o objetivo de alcançar autarcas mais bem preparados.
“O Partido Socialista decidiu reativar a Associação Socialista de Autarcas Açorianos de forma a melhor coordenar e a apoiar os autarcas, independentemente de iniciarem ou não funções executivas neste momento”, explicou Vasco Cordeiro.
O Secretariado Regional do PS/Açores aprovou ainda um voto de saudação aos autarcas do Partido Socialista que terminaram e iniciaram, agora, o mandato, que foi estendido a todos os eleitos para os mais diversificados cargos das autarquias locais.