“VIAJEI PELO MUNDO E APAIXONEI-ME PELO VINHO”

“The World is Wine” é a primeira exposição individual Ekaterina Zavodun, de 33 anos, inaugurada na passada sexta-feira na Start Up no Barreiro.

A artista nascida na Sibéria Oriental, Rússia, em declarações ao Jornal Audiência disse: “Desde que me lembro, sempre gostei de desenhar. Quando criança, frequentei uma escola de arte durante vários anos. Aos 17 anos, quando terminei o ensino médio, mudei-me para Moscovo para estudar arquitetura e construção. Concluí a minha licenciatura como designer de interiores. Depois de me formar na Universidade, trabalhei como designer de interiores por um longo período. Viajei muito e aos poucos apaixonei-me pelo vinho.”

Em Moscovo participa numa MasterClass sobre pintura e começa a tentar desenvolver essa direção criativa, vive com essa ideia vários anos, mas não toma iniciativa nesse sentido.

Numa das suas viagens a Portugal, fica “presa” no nosso país devido a restrições de quarentena, e vê essa situação que todos vivíamos “como um apelo à ação – é hora de fazer o que mais gostava de fazer “beber vinho, comunicar com pessoas e desenhar, combinando-o numa direção.

Cria por isso um projeto com o nome “O mundo é um vinho” e dedica-se a fazer retratos de pessoas, usando vinho tinto como tinta.

Decidiu ficar agora a viver em Portugal, e termina afirmando que tem como objetivo: “Conhecer novas pessoas e viajar para diferentes partes do vosso incrível e belo país.”

A exposição estará patente até ao dia 3 de março com entrada livre.