“+VOZ: ENVELHECER COM DIGNIDADE” QUER CRIAR O 1º CONSELHO MUNICIPAL SÉNIOR DOS AÇORES

Promovido pela Novo Dia – Associação para a Inclusão Social, o projeto “+Voz: Envelhecer com Dignidade” tem como principal objetivo criar o primeiro Conselho Municipal Sénior da Região Autónoma dos Açores, no concelho da Ribeira Grande, com núcleos nas suas 14 freguesias. Em causa está, segundo a instituição, melhorar a qualidade de vida das pessoas com 65 anos, ou mais, residentes no município.

Assumindo-se como sendo um órgão de representação, consulta, articulação, informação e promoção dos direitos e proteção das pessoas idosas, o Conselho Municipal Sénior da Ribeira Grande visa a conjugação de esforços dos poderes políticos, serviços, entidades e associações locais, para implementar medidas que promovam a sua dignidade, saúde, autorrealização, informação, alimentação, justiça, independência, trabalho e direitos sociais.

De acordo com o projeto “+Voz: Envelhecer com Dignidade”, os núcleos seniores são “grupos de trabalho, onde as pessoas idosas podem debater o que necessitam para melhorar as suas condições de vida, bem como formular propostas de combate e prevenção de situações suscetíveis de afetar o seu bem-estar”.

As inscrições estão sempre abertas, são voluntárias e gratuitas. Segundo a Novo Dia – Associação para a Inclusão Social, em cada um dos núcleos seniores será eleito um representante, que terá a responsabilidade de ser o porta-voz da sua freguesia nas Assembleias do Conselho Municipal Sénior, onde estarão presentes 14 representantes, e apresentar “as propostas consideradas prioritárias, para proporcionar o bem-estar da comunidade”, estimulando a integração das necessidades dos seniores “nas políticas públicas e investimentos municipais”.

Neste contexto, outra das premissas do projeto contempla a criação de um Orçamento Participativo Sénior, “uma verba municipal exclusivamente dedicada às pessoas idosas do concelho da Ribeira Grande”.