15 JOVENS ATLETAS RECEBERAM A BOLSA RICARDO QUARESMA

Na sua maioria do sexo feminino, foram, ao todo, distinguidos 15 atletas gaienses na cerimónia de entrega das Bolsas de Mérito Escolar e Desportivo Ricardo Quaresma, que premeia quem se distingue no âmbito escolar e desportivo. A iniciativa contou com a presença do futebolista de 39 anos e deixou claro que o mais importante continua a ser promover uma vida saudável para os mais novos.

 

 

Decorreu no passado dia 30 de junho, a cerimónia de entrega da Bolsa Ricardo Quaresma, no Auditório Manuel Menezes de Figueiredo, em Vila Nova de Gaia. Esta bolsa, instituída em 2017, premiou, este ano, 15 jovens atletas gaienses, entre os 12 e os 14 anos, que conjugaram mérito escolar e desportivo.

Este ano, a Bolsa de Mérito Escolar e Desportivo Ricardo Quaresma foi entregue a Ana Carolina Neves, Catarina de Oliveira, Diana Almeida, Érica Santos, Gonçalo Ribeiro, Guilherme Carvalho, Leonor Teixeira, Leonor Lemos Teixeira, Margarida Domingues, Maria Luís Ferreira, Matilde Gonçalves, Rafaela Lopes, Rita Almeida, Beatriz Pereira e Inês Monteiro. Cada um recebeu um cheque vale de 500 euros, num total de 7500 euros.

Curiosamente, foram premiadas várias modalidades, mas nenhuma ligada ao futebol, o que para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, significa que “o desporto em Gaia é muito mais do que o óbvio” e “cada vez mais diversificado”.

“Vila Nova de Gaia é muito mais do que futebol e temos aqui um conjunto de coisas desconhecidas da maioria, mas que fazem um trabalho absolutamente extraordinário seja no mundo associativo, nas escolas, ou na atividade desportiva mais ou menos formalizada. Um concelho como este tinha a responsabilidade de inspirar, de nos inspirarmos uns aos outros, de nos inspirarmos no Ricardo Quaresma e, quem sabe, lá fora, centenas de alunos de se inspirarem em colegas que hoje estão aqui a receber a bolsa”, afirmou o presidente.

Considerando que estes são “atletas de eleição e pessoas de eleição”, Eduardo Vítor Rodrigues lembrou que a autarquia que preside paga, anualmente, a inscrição de 10 mil atletas do concelho, ajudando os clubes e as famílias com esta despesa, além de apoiar as instituições não só financeiramente, mas também ao nível das infraestruturas. “Garanto-vos que é muito dinheiro. E este esforço é feito hoje, altura em que o município pode respirar do ponto de vista financeiro, mas também foi feito em 2014 e 2015, quando estávamos numa situação económico-financeira absolutamente desastrosa. E não aproveitamos esse contexto para cortar indiscriminadamente e muito menos para cortar nesta área. Pelo contrário, foi nesse contexto que se perceberam as prioridades”, acrescentou.

Eduardo Vítor Rodrigues ressalvou ainda que esta é a forma encontrada pelo município “de dizer que queremos contribuir para uma sociedade mais saudável”, garantindo que “o desporto não pode ser pensado apenas para produzir talentos e campeões, é para todos”. O presidente agradeceu assim o empenho quer das escolas, quer das coletividades, assim como fez questão de homenagear as “famílias Uber”, como lhe chamou, por andarem com os filhos entre treinos, escola e casa.

Também o padrinho da iniciativa, o futebolista Ricardo Quaresma, admitiu ser “um pai Uber” que, “já velhinho” sabe o que é andar de um lado para o outro com os três filhos. “Quero dar os parabéns a estes jovens, também já tive a vossa idade, mas agora estou velhinho, mas gostava de ter tido este apoio que vocês estão a ter. Disfrutem. Parabéns também à Câmara Municipal de Gaia e aos pais, sei o que é andar de um lado para o outro, sou um pai Uber”, afirmou.

Aos 39 anos, Ricardo Quaresma conta, no currículo, com vários palmarés, desde o Euro2016, uma Liga dos Campeões, uma Taça Intercontinental, quatro ligas portuguesas, duas Taças de Portugal e três Supertaças Cândido Oliveira, assim como duas ligas italianas, duas turcas e uma Taça de Inglaterra. Ao todo, o futebolista passou pelo Sporting, clube onde foi formado, o FC Barcelona, o FC Porto, Inter Milão, Chelsea, Besiktas, Al Ahli, Kasimpasa e Vitória de Guimarães, encontrando-se, atualmente, sem clube.

Presente também na cerimónia esteve Filinto Lima, presidente da Associação Nacional dos Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, que elogiou o autarca gaiense e o município de Gaia por “promover o sucesso académico, o estilo de vida saudável e a cidadania ativa”, com esta iniciativa.

“Com o alto patrocínio de um homem e atleta de eleição, Quaresma, o presidente da Câmara está a facultar a estes alunos uma bolsa para a vida que jamais se esquecerão. Mas conciliar estas duas vertentes, a escolar e desportiva, impõe a estes jovens disciplina, foco e motivação impares, só possível com a colaboração fulcral das escolas e das agremiações desportivas que, em parceria e compromisso, se constituem facilitadores no acesso a experiências de sucesso e, quiçá, na persecução de uma carreira profissional”, reiterou Filinto Lima, apelando ainda aos pais presentes para que “incentivem os seus filhos a abraçar a atividade assídua e salutar do desporto e que não os forcem a ser os quaresmas ou ronaldos das modalidades que praticam”.