No dia 19 de maio, pelas 10h00 da manhã no Polidesportivo da Fundação Padre Luís realizou-se uma missa campal alusiva aos 150 anos do seu patrono Padre Luís; essa celebração foi presidida por sua Reverência o Bispo do Porto, D. Manuel Linda, que contou com a colaboração do Pároco de Oliveira do Douro Sr: Padre Alípio Barbosa e o Sr. Padre do Santuário do Monte da Virgem Vítor Ramos. 

O pavilhão encheu e estiveram presentes, Diretores da Fundação Padre Luís, Presidente da Junta de Oliveira do Douro, Autarcas e Vereadores da Câmara de Gaia, representantes de várias Instituições, colaboradores, encarregados de educação e alunos. 

O Bispo do Porto D. Manuel Linda foi recebido pelo som de bombos de fanfarra “ Os Luisinhos “ e quem faz parte deste grupo são crianças que frequentam a Fundação Padre Luís. 

As crianças receberam sua Reverência com um cântico muito bonito e a interação foi bem-sucedida durante a celebração, porque todos os meninos através de uma simples introdução ficaram a saber um pouco da história e do bom Homem que foi Padre Luís Gonçalves de Pinho Rocha, que dedicou toda a sua vida ao bem do próximo. No seu caminho ensinou e deu todo o apoio aos mais desfavorecidos e ajudou muitos adultos no ensino com aulas noturnas, ensinou também inglês e contabilidade, com o intuito de criar oportunidades iguais para todos. 

“Tão grande era o seu amor pelos pobres, que se despojava das suas roupas para os agasalhar “ 

O Padre Luís deixou uma Instituição viva e respeitada, pela forte dedicação e carinho quer dos seus colaboradores, no empenho em ensinar num lugar que tem como lema principal  “aprender a ser feliz”; no lar, na escola, quando riem, brincam, sentem a felicidade e recebem apoio e atenção nos momentos complicados de dor, medo, angústia mas sentem no coração aconchego, conforto e carinho, estas crianças conseguem ser felizes e criarem uma direção equilibrada com objetivos bem definidos, nas suas caminhadas de vida . 

A celebração foi toda animada com um coro maravilhoso constituído por colaboradores da Fundação Padre Luís que alegrou e contagiou com a beleza da escolha dos cânticos toda a Eucaristia. 

No final cantou -se os parabéns e o corte do bolo que permitiu mais convívio e partilha entre todos os presentes. 

No dia 20 de maio realizou-se no Pavilhão da Lavandeira a Festa Final do Ano Letivo com a participação de todas as crianças que fazem parte da Fundação Padre Luís. 

Ainda integrado nos festejos dos 150 anos do Padre Luís no dia 31 de maio realizou-se uma procissão do fecho do mês de Maria, que saiu da Igreja da Gervide com passagem pela Fundação onde foi rezada uma estação com cânticos da responsabilidade dos colaboradores da Fundação Padre Luís e com este momento reforçar o Amor que o Padre Luís tinha por Nossa Senhora. 

No dia 14 de junho pelas 16h00 foi feita uma Romagem ao Busto do Padre Luís, com alunos da Fundação, onde foi depositada uma coroa de flores e descerramento de uma placa comemorativa. 

No dia 25 de junho pelas 15h30 será realizada uma conferência “Relação do Padre Luís com o Monte da Virgem” Orador; Professor José Moreira Cardoso, antigo aluno da Fundação e testemunhos de pessoas que conviveram com o Padre Luís. 

O programa de comemorações irá terminar no mês de dezembro com a sessão solene e inauguração das obras de requalificação da capela -mausoléu do Padre Luís. 

A Fundação Padre Luís é um local de ensino que segue o testemunho do seu fundador com dedicação, empenho e motivação de ensinar as suas crianças a serem felizes.