29ª EDIÇÃO DA REGATA ATLANTIS CUP

A 29ª edição da Regata Atlantis Cup – Regata da Autonomia, decorreu entre os dias 30 de julho e 6 de agosto, dividiu-se em três etapas e teve como ponto de partida a ilha de São Miguel, isto é, o lado mais oriental do arquipélago dos Açores.

A competição contou com a participação de 79 velejadores que estavam divididos pelas 21 embarcações inscritas e que partiram do porto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, rumo ao porto de Vila do Porto, na ilha vizinha de Santa Maria, onde se concluiu a primeira etapa. Duranta a segunda etapa os velejadores navegaram de Santa Maria para o porto de Vila Franca do Campo, em São Miguel, de onde partiram em direção à terceira e última etapa que finalizou na ilha do Faial.

No que respeita a Classe Open as embarcações vencedoras foram a Yermad de Vasco Moreira que se classificou em primeiro lugar, a Piccolo de João Azevedo que ficou em terceiro e a Exocet de Filipe Rodrigues que alcançou o terceiro lugar.

Relativamente à classe “Offshore Racing Congress” (ORC), o primeiro lugar foi conquistado pela embarcação 4Xcape de Luís Quintino Duarte, o segundo lugar foi atribuído a Wind I de Carlos Araújo e o terceiro lugar foi alcançado pela embarcação Carapau de António Cunha.

Ana Luísa Luís, presidente da Assembleia Legislativa, referiu, aquando do jantar da entrega de prémios da regata, que “a 29ª edição veio consolidar a alteração do figurino habitual, ocorrido na edição de 2016 e que pretende, em três anos, tocar em todas as ilhas dos Açores, do Corvo a Santa Maria, cumprindo, desta forma, o propósito do seu cognome”, sendo que esta alteração também vai contribuir para “o reforço da coesão entre todas as nossas ilhas”.

A presidente da Assembleia Legislativa congratulou os vencedores por cumprirem “o sentido de sacrifício e espírito aventureiro de todos os participantes” e enalteceu “o sentido de ‘família’ que ano após ano é possível identificar entre todos aqueles que participam na Regata da Autonomia, seja em Mar, seja em Terra”.